TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Meios de Comunicação

Por:   •  22/8/2016  •  Resenha  •  442 Palavras (2 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 2

A radio no Brasil no inicio não superou a popularidade do impresso devido ao preço alto dos aparelhos e do sistema de transmissão ser limitado, fazendo que apenas uma camada pequena da população tivesse acesso a esse meio. Com a expansão do sinal de transmissão e preço acessível dos aparelhos receptores a radio começou ganhar destaque no Brasil, se tornando um dos meios de comunicação mais importantes. A radio teve seu auge na década de 40 e começou a declinar com surgimento da televisão. A historia da televisão tem muitas semelhanças com o radio, que no inicio atendia apenas a camada elitista da população, devido ao alto custo do aparelho e com a popularização do seu preço conseguiu se tornar o meio de comunicação mais utilizado pela população, mantendo este cargo até hoje. Essas historias se repetem com surgimento do computador e da internet, que no inicio tinha apenas fins científicos devido ao preço e tamanho da maquina, com a criação de aparelhos mais portáteis e mais baratos ela ganhou popularidade. Mesmo com redução de preços o acesso cibernético ainda não é dominante, devido aos custos de acesso a rede e um aparelho de computador ser mais caro que um aparelho televisivo e a tv possuir programação gratuita, e sendo o Brasil um pais em desenvolvimento onde há uma taxa de exclusão social muito alta, ajuda a contribuir muito para essa realidade.

      É um fato que, com o surgimento de novas mídias, há a reacomodação e a readaptação das antigas mídias. Com isso, atualmente, as antigas mídias vem transformando e adaptando sua programação para coexistir com meio cibernético. Muitas dessas mídias disponibilizam conteúdos online, e também utilizam da internet para criar mais interação.

     O surgimento da cibercultura gerou maior impacto do que no surgimento das outras mídias porque com o aparecimento dela os polos deixam de fixos como nas mídias antigas, onde tinham o receptor e emissor eram definidos, agora as pessoas podem transitar pelos os dois. Isso mudou a relação das pessoas bruscamente com o meio de comunicação. Com isso o poder deixou de ser tão centralizado, e “qualquer” um pode produzir conteúdo, desde que tenha acesso a rede, ou seja grande parte da população é excluída desse privilégio.

    Apesar da maior abrangência da cultura digital, ela não veio para substituir nenhum outro meio de comunicação, assim como o rádio não substituiu o impresso, a televisão não substituiu o rádio, tampouco o cinema pôs fim à pintura ou à fotografia. Todos seguem fazendo parte do mundo moderno, o que ocorre é uma divisão de público para todos eles.

   

         

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (56.4 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com