TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo de Administração - Fordismo e Toyotismo

Por:   •  11/9/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  913 Palavras (4 Páginas)  •  688 Visualizações

Página 1 de 4

Fordismo

O Fordismo é um sistema de produção criado por Henry Ford, o modelo é o de produção em massa, ou seja, produção em grande escala.

Henry Ford fez uso em suas fábricas, das técnicas de produção proposta por Taylor. A proposta dele era a Administração Cientifica, que tinha como preocupação aumentar o rendimento e a capacidade no nível operacional das empresas. O objetivo principal era a divisão do trabalho, as tarefas e a separação dos cargos.

A organização do sistema era baseada na linha de produção, onde cada funcionário era qualificado em apenas uma atividade especifica, dentro da sua etapa de produção.

         O principal objetivo do sistema fordista era reduzir os custos de produção e conseguir assim baratear o produto, diminuindo o desperdício e aumentando o rendimento.

Com custos inferiores, Ford tinha como objetivo produzir veículos em grande escala para serem vendidos para os consumidores.

        O fordismo foi o sistema que mais se desenvolveu, sendo o responsável pela produção em massa de mercadorias diversas.

        Para os empresários o fordismo foi muito positivo, para os trabalhadores ele criou alguns problemas, como, trabalho repetitivo e desgastante, falta de visão ampla de todas as etapas de produção e baixa capacidade profissional. O sistema se baseava no salários baixos como forma de diminuir os custos de produção.

        Na década de 80, o fordismo reduziu com o aparecimento de um novo sistema de produção, mais eficiente, o Toyotismo.

Produção: Grande Escala

Processo de Trabalho: Linha de Montagem; Especial

Controle de Qualidade: Final da Produção

[pic 1]


Toyotismo

Criado no Japão pelo engenheiro japonês Taiichi Ohno, o Toyotismo foi investido, inicialmente, na fábrica da Toyota, de onde vem seu nome. Espalhou-se pelo mundo principalmente após a década de 60, sendo utilizado até os dias atuais em vários países.

O Toyotismo seguia um sistema simples de produção, assim aumentando a produção, diminuindo custos e garantido uma melhor qualidade e eficiência no sistema produtivo. Ao contrário do fordismo, onde cada funcionário era qualificado em apenas uma atividade especifica, dentro da sua etapa de produção.

Sistema flexível de mecanização, produzia somente o necessário, evitando o excesso. A produção deve ser adaptada a demanda do mercado.

Controle visual em todas as etapas de produção, como maneira de conduzir e controlar o processo produtivo buscando qualidade em cada um.

A Introdução do sistema de qualidade em todas as etapas de produção. Além da qualidade dos produtos, buscam evitar ao máximo o desperdício de matérias primas e tempo.

Sistema Just in Time, produz somente o necessário, no tempo necessário e na quantidade necessária.

Uso de pesquisas de mercado para ajustar os produtos às necessidades dos clientes.

Produção: Estoques mínimos

Processo de Trabalho: Ilhas de produção; Equipe.

Controle de Qualidade: Durante o processo de produção

[pic 2]

Os impactos da Sociedade de Informação na Comunicação Empresarial

A globalização e a evolução tecnológica trouxeram inúmeros obstáculos para as organizações. As empresas estão inseridas em um ambiente muito competitivo e agitado, que se transforma a todo instante rapidamente, exigindo das empresas um sistema de informação eficiente que acompanhe o ritmo das transformações. A busca por competitividade, através de diminuição de custos e ganhos de produtividade, está fazendo com que as organizações procurem por inovações tecnológicas que permitam uma vantagem competitiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (167.5 Kb)   docx (118.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com