TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Montagem e narrativa

Por:   •  18/10/2015  •  Abstract  •  1.319 Palavras (6 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 6

Organizando uma produção

        Para iniciar qualquer produção audiovisual é necessário ter uma IDEIA, a partir dela realiza-se outras três etapas do pré-roteiro:

STORY LINE – idéia sucinta, 5 linhas

SINOPE – é uma breve idéia geral da história já com personagens, + ou - 1 página

ARGUMENTO – é um texto com as ações e sequências definidas, com personagens, locações, situações dramáticas + ou – 50 páginas

A partir daí cria-se o ROTEIRO LITERÁRIO que vai contar a história a partir de cenários, personagens dando a possibilidade de visualizar a história que se vai filmar. O roteiro literário é decupado pelo diretor do filme - na escolha de planos ângulos, estilo dos personagens, figurino, iluminação, sonorização, de acordo com cada núcleo de produção (também para se fazer o orçamento). Depois é produzido um story-board (desenhos em formato de quadrinhos para mostrar os planos e movimentos de câmera em cada cena). As etapas de uma produção se seguem desta forma: Roteiro, Captação dos recursos financeiros, pré-produção, produção/gravação, pós-produção, distribuição/divulgação, prestação de contas.

Com o ROTEIRO pronto passa-se para as outras etapas de um filme e demais produções audiovisuais.  Muitas vezes o roteiro já vem com a forma de técnica a ser gravado, sendo que os principais gêneros audiovisuais básicos são a FICÇÃO e o DOCUMENTÁRIO, e se ele será de curta, média ou longa metragem . Deve-se escolher também como ele vai ser filmado - com pessoas e locações reais ou vai se utilizar de animação. Em animação pode-se gravar no formato live action - produção com pessoas reais, com cenas rodadas em estúdio e/ ou locações fora de estúdios e/ou ao ar livre, mas o ator será referencia para a animação de um personagem, como o Golum, no filme “O Senhor dos Anéis”; animação em 3D –  com atores e cenários virtuais ou produzidos em stop-Motion – feito quadro a quadro, podendo ser gravado em vídeo ou por fotografias.

Depois do tudo isso vem as próximas etapas:

PRÉ-PRODUÇÃO – Esta etapa é a organização necessária para que tudo esteja pronto na hora da gravação. Desde a roteirização da história, da escolha dos atores, das locações, ensaios, escolha do elenco e da figuração, produção de cenário,  produção do figurino, locação de equipamentos, escolha da equipe técnica.É nesta etapa que se organiza as autorização de imagens/locações, é visto os direitos autorais do que for necessário (música, fotos, etc), planilhas de decupagem das diárias de gravação, hotline (contato de todos os envolvidos no filme, durante as gravações). Planilhas de análise técnica, etc. (todas as planilhas do livro “O Cinema e a Produção”, repassadas em aula).

PRODUÇÃO/GRAVAÇÃO – O momento em que o roteiro começa a se materializar,  em que se capta/grava em vídeo o roteiro.

PÓS-PRODUÇÃO – momento em que se monta/edita e finaliza o filme, com efeitos visuais feitos na pós-produção, coloca-se a sonorização, trilha-se o filme.

DISTRIBUIÇÃO/DIVULGAÇÃO – Quando o filme é repassado para uma distribuidora e exibido nas plataformas escolhidas – cinema, TV, internet, festivais. E é feita a identidade visual do filme, cartazes, trailers, vt’s, e publicidade de um modo geral.

PRESTAÇÃO DE CONTAS – é quando o Produtor Executivo fecha o caixa na produção, conferindo se está tudo corretamente pago e acertado.

Equipe para a produção audiovisual (dependendo da produção a equipe diminui ou aumenta)

Roteirista – É ele quem vai criar o roteiro, podendo ser original ou adaptado. O roteirista trabalha na pré-produção. Na criação do roteiro é necessário a realização de pesquisa histórica, pesquisa técnica, dependendo do caso. Caso haja necessidade se contrata o pesquisador.

Produtor executivo – faz o levantamento financeiro para o filme, captando recursos para a produção. O Produtor executive pode escolher a equipe principal para a produção (roteirista, director, director de fotografia) e escolher quem serao os produtores associados (produtora de video, etc) Trabalha em todas as fazes administrando os recursos financeiros. Presente desde a captação financeira, com os prazos das etapas de produção, até a distribuição e divulgação

Diretor – É ele quem concebe artisticamente o filme, trabalhando em todas as fases.

1º. assistente de direção -  É o braço direito do director, sendo ele quem faz a interlocução com os demais núcleos da produção (arte, fotografia, etc).  Ele trabalha na pré-produção e na gravação mas pode avançar para a pós-produção dependendo do trabalho.

Diretor de Produção – é ele o responsevel por contratar a equipe, a pesquisa da locação, logística da produção ( agendamento das filmagens, de equipe, locações, equipamentos, controla o orçamento das filmagens).  Trabalha na pré-produção, gravação e desprodução.

Assistente de Produção  - é o assistente do Dir. de produção, podendo ser vários para atender  a logística, transporte, elenco, hospedagem e alimentação. O número de assistentes depende do tamanho da produção.

Produtor de Locação – Pesquisa as locações podendo acompanhar as filmagens.

Produtor de platô – Coordena o set de gravação seja ele em studio ou locação externa. É ele quem gerencia o momento da gravação, trabalhando somente nesta etapa da produção.

Diretor de Fotografia - É o responsável pela concepção visual do filmes, no que diz respeito a escolha de enquadramentos, iluminação, escolha do equipamento a ser usado para a gravação, lentes, o tom/cor do filme. Trabalha na pré-produção, filmagem e pós produção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (67.4 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com