TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Assessor de Imprensa e Suas Principais Atividades

Por:   •  29/4/2020  •  Artigo  •  491 Palavras (2 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 2

O assessor de imprensa e suas principais atividades

O papel exercido pelo assessor de imprensa sempre foi relevante para a construção de uma imagem sólida para empresas, marcas e indivíduos relevantes na sociedade, e essa atividade têm se diversificado cada vez mais com a chegada da internet. Várias atividades são desenvolvidas atualmente pelo assessor de imprensa.

A primeira delas é o desenvolvimento de um planejamento estratégico bem detalhado e realista. Nesse planejamento deve constar o cenário, com informações sobre o mercado de atuação, uma análise swot especificando as forças, fraquezas, ameaças e oportunidades envolvidas, os objetivos do plano (onde se quer chegar), o público-alvo que se quer atingir, os veículos que devem ser utilizados para se alcançar esse público, a mensagem-chave a ser utilizada, as estratégias e ações, além de um cronograma que irá nortear todas as tarefas.

Outra atividade importante é o trabalho de fortalecimento das marcas por ele atendidas. Para isso, este profissional elabora releases com temas de interesse e dispara para os jornalistas dos veículos escolhidos dentro do planejamento traçado. Quando a marca ou empresa é citada em alguma matéria, ela ganha credibilidade e, consequentemente, mais força e solidez.

O envio de releases é uma atividade bem característica do assessor, que é feito para um mailing de jornalistas. Porém, para que se aumentem as chances de divulgação do assunto no veículo, uma boa prática é o follow up, que é nada mais do que ligar para repórteres e editores confirmando o recebimento da pauta. Uma ação simples, mas que pode fazer toda a diferença.

Também chamado de clipagem, o clipping é outra tarefa relevante em que o assessor elabora diariamente um relatório com todas as menções feitas na imprensa sobre a empresa assessorada. Nesse documento também deve constar uma análise quantitativa e qualitativa.

Uma grande empresa pode aparecer na imprensa por vários motivos diferentes, sendo o assessor de imprensa quem escolhe o que deve virar matéria, o que é mais relevante de acordo com seus critérios de noticiabilidade (conjunto de requisitos relativos aos acontecimentos).

Cabe ao assessor também atender repórteres interessados em entrevistar algum profissional da empresa, fazendo a ponte entre os dois. Essa entrevista pode ser por escrito, por telefone ou ao vivo, pela TV ou rádio. Quando isto ocorre é função do assessor treinar esse porta-voz, realizando um Media Training, para que a entrevista traga o melhor resultado possível para empresa assessorada. Esse representante da empresa pode ser um profissional especializado da organização ou alguém do alto escalão como um gerente, diretor ou presidente.

Por fim, é necessário estar preparado para gerenciar crises, caso elas apareçam. Esse é o pesadelo de qualquer assessoria. Mas para contornar a situação, o profissional de assessoria de imprensa precisa elaborar um plano e ter ele como uma “carta na manga”. Nesse planejamento consta, entre outras ações, o tom e o discurso a ser usado, que tem que estar alinhado com todos na empresa. Cada passo mal dado nesse cenário pode decretar o destino de uma marca.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (30.5 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com