TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Briefing Cinema de Rua

Por:   •  8/12/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.017 Palavras (5 Páginas)  •  67 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR:

 BRIEFING CINE ROXY

PASSOS - MG

2022

  1. APRESENTAÇÃO:

O Cine Roxy Passos, é considerado um cinema de rua. Sua razão social é Cinematografica Ltda Me, cadastrado sob o CNPJ: 03.647.217/0001-86, e Inscrição estadual: 0036809530045, é uma Sociedade Empresarial Limitada, tendo como proprietário Atila Figueiredo Piassi.

Localizado na Praça Monsenhor Messias Braganca 178, Centro, Passos - Mg, 37900-084, tem como atividade principal o CNAE 5914600 - Sala De Espetáculo, e como atividades secundarias, CNAE 4721104 - Comércio varejista de doces, balas, bombons e semelhantes e CNAE 4723700 - Comércio varejista de bebidas.

José Figueiredo, nascido em Passos, trabalhava como ajudante de operador no Cine Glória, que exibia filmes do cinema mudo, onde desenvolveu seu interesse pelo cinema. Inaugurou em 1932 o Cine Para Todos, em 1939 o Cine Rex, e assim, surgia a Empresa de Cinemas Figueiredo, que se transformou numa das maiores do Brasil.

E foi em 1945 com o filme "Por quem os sinos dobram, o Cine Roxy, com sua localização central, passou a ser o centro da vida social da cidade nos fins de semana.

José Figueiredo, também atuou como prefeito de Passos por três gestões. Era uma pessoa muito simples, faleceu em Passos no dia 18 de setembro de 1999, aos 86 anos.

  1. SITUAÇÃO DE MERCADO: 

Se entende por cinema de rua, salas de exibição com porta para a calçada, possuem uma sala com espaço físico maior e poucas exibições durante o dia devido a uma quantidade restrita de sessões, oposta aos cinemas dos shoppings visto que são salas menores que resultam num maior número de filmes exibidos, trazem uma proposta mais inclusiva nos valores dos ingressos, como também a disposição de filmes em seu catálogo, muitas vezes distintos das grandes redes multinacionais espalhadas pelo país.

Nos anos 90, a expansão do consumo colocou os cinemas de ruas em um linear de redução, com o crescimento das salas dentro dos shoppings em grandes centro comerciais, a chegada de um novo público, e também devido ao fenômeno externo da chegada das plataformas digitais de entretenimento.

No Brasil, em 2018 o setor passou por uma crise, com a paralização do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) e agravou-se em 2019, com políticas de desmonte para o setor cultural, adotadas pelo Governo Federal.

Em 2020, devido aos efeitos da pandemia de Covid-19, sofreu paralisação das atividades de produção, interrupção de filmagens, fechamento das salas de cinema, e outro grande impacto, devido à expansão das plataformas de streaming, como Netflix, HBO Max e Disney Plus, entre outras, com um aumento exponencial do consumo audiovisual de filmes e séries, através dessas plataformas.

Em 2021 aconteceu o processo de retomada do presencial, em decorrência da vacinação.

Antes de chegar às plataformas digitais, as próprias salas passaram por adaptações. Se antes havia um projetor para cada ambiente, essa forma convencional de assistir aos filmes foi otimizada, com a introdução das salas multiplex, em que um único aparelho é capaz de transmitir filmes diferentes para mais de um espaço. De acordo com dados da Agência Nacional do Cinema (Ancine), o país tinha 3.223 salas em 2017, com a quase totalidade, 89,3%, localizada em shopping centers. A diminuição dos cinemas de rua é uma tendência global relacionada à especulação imobiliária e às crises que essa indústria sofreu ao longo do tempo. Porém, o importante é que a experiência de ir ao cinema seja preservada.

  1. PUBLICO-ALVO

Homens e mulheres, faixa etária entre 18 à 60 anos, cidadãos de Passos e micro-região de Passos, Alpinopólis, Cássia, Itaú de Minas, Ibiraci, Jacuí, Pratápolis e São João Batista do Glória.

Que buscam entretenimento através da experiência de ir ao cinema. 

  1. CONCORRÊNCIA

Na região, os cinemas mais próximos se encontram na Cidade de São Sebastião do Paraíso - MG, o Cine A São Sebastião do Paraíso, conta com uma sala de projeção, seu site disponibiliza programação, lançamentos, promoções, compra de ingressos e produtos, além de reservas de poltronas.

Na cidade de Piumhi – MG, o Josue's Cine Piumhi, também conta com uma sala de projeção, e seu site disponibiliza programação e localização.

  1. ADVERSIDADES

Identificamos algumas adversidades, tais como, quantidade de sessões, horários de exibição, atendimento, quantidade de guichês, variedade de produtos comercializados, disponibilização de vendas no site, entre outros. Com o auxílio de formulário, realizaremos uma pesquisa quantitativa onde analisaremos o que é esperado deste serviço, e outros fatores que caracterizam e influenciam o comportamento do consumidor, e através de seus relatos, experiências, e interação com   o   serviço, podemos identificar a real necessidade, e visualizar de forma mais ampla sua verdadeira carência, para que possamos traçar uma estratégia de comunicação e posicionamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (117.8 Kb)   docx (35.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com