TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Comunicação Empresarial

Por:   •  14/5/2019  •  Artigo  •  925 Palavras (4 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 4

FCV – Faculdade Cidade Verde

Atividade Avaliativa Descritiva

CURSO DE SEGUNDA GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

Disciplina: Comunicação Empresarial

Aluna: Luciane Gonçalves Dias Borges

Data: 07/05/2019

COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

1.INTRODUÇÃO

O módulo Comunicação Empresarial foi abordado de forma bem ampla, através da apostila do curso e das vídeo-aulas explicativas. Foram expostos os aspectos históricos da Comunicação Empresarial bem como a sua relação com diversas outras teorias, incluindo-se as Teorias das Organizações e Teorias da Comunicação.

O conteúdo em si, ressalta o poder da comunicação na empresa, instituição ou organização, ressaltando-se a importância, de se comunicar de forma clara, consistente, assertiva e completa, adequando-se a linguagem comunicacional de acordo com os seus diversos públicos.

2. CONCEITUAÇÃO DA TEMÁTICA

São considerados termos sinônimos para a maioria dos autores, Comunicação Empresarial, Comunicação Organizacional ou Comunicação Corporativa, porém, o termo “Organizacional” é o mais adequado para Kunsch por ter maior amplitude, não se restringindo ao âmbito denominado “empresa”, referindo-se a  todo tipo de organização, seja pública, privada, sem fins lucrativos etc. E considerando ainda  qualquer ação tomada pela empresa ou entidade para reforçar a sua imagem junto a todos os seus públicos de interesse – consumidores, colaboradores, políticos, opinião pública, entre outros.

Mesmo que Margarida Kunsch, seja considerada uma das pioneiras deste conceito no Brasil, o Modelo Neves é adotado como referência, pois é tido como o mais didático e estratégico, por defender a existência de um sistema de comunicação “paralela e independente”, dentro do ambiente organizacional que age sobre a percepção dos receptores.

Conceitua-se ainda que, a Comunicação Empresarial pressupõe a junção da Comunicação Institucional; Comunicação Mercadológica e Comunicação Interna, formando-se assim o composto da Comunicação Organizacional.

3. DESENVOLVIMENTO

No estudo da disciplina de Comunicação empresarial, foram estudados os diversos conceitos do tema, onde houve uma exposição da sua natureza, abrangência e função no contexto empresarial, destacando-se ainda o poder da comunicação na empresa, bem como a missão do comunicador, os diversos obstáculos que devem ser superados. Destacou-se ainda que, a comunicação empresarial pode ser pode usada como uma ferramenta estratégica de gestão, buscando assim o aprendizado com os seus públicos no intuito de definir estratégias eficazes que permitam o alcance de seus objetivos.

O tema Reputação Institucional foi abordado de forma bem explicativa onde se conceituou a diferenciou os termos Imagem e Reputação. Apesar de parecer serem sinônimos, não são. A Imagem pode ser manipulada de acordo com os interesses da empresa, representando um conjunto de símbolos associados a determinada marca; enquanto a Reputação não pode ser manipulada, pois depende da interação da empresa com seus diversos públicos e é construída a partir desse relacionamento. O ideal é que Imagem e Reputação da empresa sejam coincidentes, tornando-se fundamental o gerenciamento eficaz da Reputação, buscando até mesmo atender aos critérios de Sustentabilidade e Responsabilidade Social, que são atualmente indispensáveis na sociedade atual.

A Comunicação Interna também é essencial, pois envolve o conhecimento compartilhado dentro da empresa, e deve ser feita de todas as formas, ascendente, descendente e horizontalmente, pois se trata de uma via de mão dupla. É importante ainda que seja pautada na política, cultura, valores e objetivos organizacionais, utilizando-se de instrumentos adequados e que melhor se encaixam ao público, permitindo que os funcionários fiquem motivados a vestir a camisa da empresa e entreguem os resultados esperados pela empresa. Importante mesmo é ter um plano que envolva tanto a comunicação externa como interna, objetivando uma melhor otimização dos processos, gerar mais segurança, agilidade no trabalho e credibilidade da empresa perante seus diversos Steakholders.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (105.2 Kb)   docx (260.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com