TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Comunicação Empresarial

Por:   •  21/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  724 Palavras (3 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 3

RESENHA

Ana Carolina Ferreira

Anielly

Bianca Lippi

Ingryd Ataíde

Maria Eduarda Amélia

ARGENTI, Paul A. O ambiente em constante mudança do mundo dos negócios. In: ARGENTI, Paul A. Comunicação empresarial. 6. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014. p. 1-31.

        

        Paul A. Argenti é professor de Comunicação Corporativa da Tuck School of Business (Darmouth) e uma das referências mais emblemáticas do mundo nos campos acadêmico e de consultoria estratégica. Sua obra “Comunicação empresarial” foi publicada pela Elsevier Editora Ltda no ano de 2014. Nela, o autor relata que o termo comunicação empresarial é antigo, mas a noção de seu conceito como uma área funcional importante da administração, é ainda recente. É um tema bastante abrangente cujas faces mais conhecidas podem ser as relações com a mídia e comunicação em crises, porém também inclui a comunicação interna, relações com governos e investidores.

           O livro é dividido em dez capítulos, concluindo 399 páginas.  No primeiro capítulo  (PÁG 1-31): ‘O ambiente em constante mudança no mundo de negócios’, autor mostra como houveram mudanças no mundo dos negócios e experiências que reforçam como foi a evolução nos últimos 60 anos.

           O mundo dos negócios está em constante mudança. As expectativas do público estão cada vez mais distintas do que eram há alguns anos atrás. Ao longo da história, a literatura e as artes afetaram e refletiram as percepções sobre as instituições. A televisão nas últimas décadas refletiu algumas das atitudes negativas do público sobre o mundo empresarial. O Media Institute, uma organização de pesquisa fundada por empresas, vem acompanhando a cobertura do mundo dos negócios por parte da mídia. Os resultados são iguais: os executivos são retratados de maneira negativa em praticamente todos os programas de televisão e na metade dos casos, esses executivos estão envolvidos em atividades criminosas. Enquanto o mundo empresarial tiver uma imagem pública negativa, os filmes e a televisão continuarão a dramatizar histórias da vida real de fraudes empresariais, quando o que acontece na realidade na maioria é contrário à isso.

           A tecnologia fortaleceu os canais de comunicação em todo o globo, apagando as fronteiras nacionais para produzir o que o filósofo canadense Marshall McLuhan previu décadas atrás — a criação de um mundo tão interligado por conhecimento compartilhado que passará a ser uma “Aldeia Global”. Essa tendência teve um impacto monumental para as empresas, impulsionou um aumento de fusões corporativas que cruzam fronteiras e o número de empresas multinacionais. Com as fusões e aquisições internacionais conferindo ainda mais poder às grandes empresas, muitas pessoas e comunidades são contrárias à enorme influência política que as grandes organizações exercem atualmente. Esse sentimento deu origem aos movimentos “antimarcas” e “antiglobalização” que surgiram na década de 1990 e continua vivo até hoje. Avanços tecnológicos contínuos da Internet, também dificultaram que empresas evitassem que notícias negativas e positivas sobre elas chegassem ao público em praticamente todo o planeta. Torna se cada vez mais desafiador aos empresários também, o assédio da mídia internacional, como o combate de maneira proativa a grupos ativistas que procuram usar a mídia para comprometer a reputação e os resultados de suas empresas em nível global.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (57.7 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com