TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desenvolvimento Sustentavel

Por:   •  21/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  853 Palavras (4 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 4

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Responsabilidade Social e Meio Ambiente

Aula-tema 03: O caminho da sustentabilidade

NOME

Igor Brito Martins

RA

6814002066

Atividade de Autodesenvolvimento

Anhanguera Educacional

ANO

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Responsabilidade Social e Meio Ambiente

Aula-tema 03: O caminho da sustentabilidade

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido na disciplina Responsabilidade Social e Meio Ambiente apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do professor-tutor (nome completo).

Anhanguera Educacional

ANO

Estrutura sugerida para o trabalho

Questão 1: O autor sugere que “a sustentabilidade, em sua essência, não deve ter apenas ‘três folhas’, mas cinco.” (p. 57). Quais são as cinco dimensões propostas por ele? Explique cada uma delas, reescrevendo, com suas próprias palavras, os argumentos apresentados no artigo.

Ecológica, econômica, social , poder (dimenção política) e cultural.

A ecológica trata-se de produzir e usufuir com responsabilidade os bens naturais e ocológicos a fim de preserva-los para as gerações futuras.

A  econômica supõe uma economia crescente dos recursos naturais, com uma continua inovação nos meios alternativos de energia, preservando assim as fontes fósseis.

Na social supõe-se que todo o cidadão tenha direito a uma vida digna, e que ninguem usuflua dos bens naturais mais que os outros, além de erradicar a desigualdade social e econômica, colocando limites a todos de que podem ou não e em que quantidade usufluir.

Na dimensão do poder supõe-se que a politica é de extrema importância no processo de mudança e nas metas do desenvolvimento sustentável, pois somente a sociedade não teria “força” para mudar o atual cenário, precisando assim do poder público e privado.

E por ultimo, a dimensão cultural expõe que não há como como ter uma mudança no consumo e estilo de vida sem ter uma mudança no comportamento, crenças e valores, que muita das vezes colide com o que pensamos sobre desenvolvimento sustentável.

Questão 2: Embora existam essas e outras propostas de diferentes dimensões a respeito da sustentabilidade, estabeleceu-se um consenso a respeito de três dimensões. Apenas cite quais são elas.

Ecológica, Econômica e social.

Questão 3: De acordo com o autor, quais são as três respostas à crise ambiental? Explique-as de forma resumida, com suas próprias palavras.

A primeira resposta é a tecnológica, que visa adquirir pela tecnologia meios que possam economizar os recursos naturais existente e fazer com que eles não entrem em extinção como por exemplo a água, que é um recurso imprescindível para a humanidade, dependendo do ponto de vista ela pode estar em risco de escassez para as próximas gerações, mas pensando por outro ladro o planeta é composto 70% por água, que se com auxilio da tecnologia for dessalinizada a custo baixo não será mais problema.

A segunda resposta é um movimento social, intelectual e político chamado “descrescimento” que visa nada mais, nada menos que uma freada no desenvolvimento, uma adoção de novos costumes, sem o atual modismo, seria produzir menos, mas produtos que sejam de boa qualidade e com uma alta durabilidade, evitando-se assim que se gaste muito os recursos naturais, causando um equilíbrio entre produção x consumo.

A terceira resposta é a possibilidade de catástrofe, de nenhuma das outras duas resposta darem certo, nem a tecnológica, nem o movimento do “descrescimento”, pois algumas metas criadas por essas duas respostas são incertas e talvez inviáveis.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (103.5 Kb)   docx (18 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com