TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ESTUDO DIRIGIDO DA DISCIPLINA DE MICROBIOLOGIA

Por:   •  15/8/2021  •  Bibliografia  •  426 Palavras (2 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 2

001 – ESTUDO DIRIGIDO DA DISCIPLINA DE MICROBIOLOGIA

Semestre 2021.1

Profa. Letícia de Menezes Gonçalves

Aluna: Adriely Luane Martins Lopes

1. Descreva as teorias da Abiogênese e Biogênese:

R: TEORIA DA ABIOGÊNESE (geração espontânea): Postulada por Aristóteles e voltou a ser discutida após a descoberta dos microrganismos; Considerava que os “animálculos” eram resultado da decomposição de plantas e tecidos animais (isto é, por meio da fermentação ou putrefação); Esta TEORIA Originou-se na Grécia antiga ⇒ acreditava que rãs e minhocas surgiam espontaneamente de um pequeno lago de lama; Larvas de insetos e moscas eram produzidas da mesma maneira, a partir de carne em decomposição; Receitas para produzir camundongos ⇒ trapos de estopa em um recipiente e colocá-lo em uma área separada, por várias semanas; Mas, no século XVII, pensadores críticos foram discordando dessas ideias.

TEORIA DA BIOGÊNESE: Microrganismos se originavam de pais a partir de formas de vida superiores ⇒ “animálculos” já existentes davam origem a outros “animálculos”; Diversos experimentos foram realizados com objetivo de derrubar a ABIOGÊNESE. Em 1668 - Francesco Redi (Médico, biogenista): Fez experimentos com larvas da carne em putrefação eram larvas de ovos de insetos, e NÃO um produto da GERAÇÃO ESPONTÂNEA. Em 1745 - John Needham (abiogenista): Cozinhou pedaços de carne para destruir microrganismos preexistentes e colocou os em frascos abertos; assim, ele viu colônias de microrganismos na superfície e concluiu que elas surgiam ESPONTANEAMENTE a partir da carne.

Abiogênese:

A teoria da abiogênese ou teoria da geração espontânea explica a origem da vida a partir da matéria bruta, ou seja, de uma matéria sem vida. Um dos exemplos clássicos dessa teoria é a crença de que camisas sujas poderiam dar origem a ratos. Outro exemplo é o lodo dos rios, que poderia dar origem à alguns anfíbios e répteis.

Biogênese:

A teoria da biogênese, por sua vez, surgiu para contrapor a ideia de que a matéria bruta poderia originar um novo ser. Segundo a biogênese, todos os seres vivos são originados de outros seres vivos preexistentes, ou seja, um rato não pode nascer a não ser de outro rato. Espécies de anfíbios e répteis só podem nascer de espécies preexistentes desses animais.

2. Descreva como ocorre a Pasteurização?

R: Pasteurização é o processo utilizado em alimentos para destruir microrganismos patogênicos ali existentes. Foi criado em 1862, tendo esse nome em homenagem ao químico francês que o criou, Louis Pasteur.

Ela consiste em submeter um produto alimentício (leite, por exemplo) à alta temperatura e, logo em seguida, à baixa temperatura. Com essa rápida variação de temperatura é possível matar os germes e bactérias existentes nos alimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (59.5 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com