TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estudo Dirigido da Disciplina de O Pentateuco

Por:   •  4/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  849 Palavras (4 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

        [pic 2][pic 3]

KAWANA ELVIRA CRUZ DOS SANTOS

ESTUDO DIRIGIDO

IVAIPORÃ-PR

2019

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ - UEM

KAWANA ELVIRA CRUZ DOS SANTOS

ESTUDO DIRIGIDO

Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da Universidade Estadual de Maringá, na disciplina de Politica Social, ministrada pela professora Claudiana Tavares Sgorlon, como requisito parcial à atribuição da nota do 1º Bimestre.

 

                                                     IVAIPORÃ-PR

                                                             2019

1- No tópico "a perspectiva funcionalista", como o sujeito que pesquisa deve se colocar?

        Segundo Durkheim, o sujeito deve se colocar como exterior ao objeto pesquisado, ou seja, não como parte detentora de uma verdade absoluta, se despindo de seus pré-conceitos, deixando de lado suas convicções, opiniões e afins, evitando ter uma ideia pré-estipulada do objeto a ser estudado.

2 - Ainda sobre o anteriormente citado, como a educação é apresentada?

        É por meio da educação que os indivíduos são apresentados a um conjunto de ideais, hábitos, regras, normas e afins, que são perpassados de um para o outro de geração em geração, portanto, seu papel é central, sendo por meio dela que se viabiliza a formação dos indivíduos, vale ressaltar que é um processo iniciado desde o nascimento, dado que ao nascer já se depara com um modo de vida estipulado.

3 - O que cabe à pesquisa social?

        Para a pesquisa social cabe o estudo da gênese, bem como o funcionamento das instituições sociais, para isso, deve se apropriar da realidade objetiva das mesmas, se utilizando de meios como a observação, descrição e comparação, indo na contramão de ideias carregadas de pré-noções ideológicas já estipuladas.

4 - O que é apresentado sobre os fatos sociais?

        O autor pontua os fatos sociais como coisas, reafirmando um caráter exterior a nós. Além de exteriores e justamente por isso, não é modificado por uma simples vontade humana, carregam uma regularidade e constância. Por este motivo, ao analisa-lo deve-se deixar de lado todas as pré-noções, munindo-se da razão, para que possa compreender e explicar partindo do entendimento real e não do sentimento.

5 - Na perspectiva descrita na questão anterior, como apreender os fatos sociais?

        Segundo a perspectiva apresentada, deve ser tomado como objeto os fenômenos com características exteriores comuns, para prescrever o objeto a partir de uma previa definição. Sendo o ponto de partida para se buscar pontos fixos de apoio e regularidade do objeto.

6 - Qual a proposta de pesquisa de Durkheim?

        Para o autor, explicar os fatos sociais demanda de um conhecimento de como os fenômenos sociais funcionam, o que os produzem e que resultado útil desempenha. A explicação deve ser encontrada na natureza da própria sociedade. O pesquisador deve descobrir as propriedades do meio social fundamental para a evolução. Dado que o autor vê os fatos sociais como coisas que não são modificadas pela natureza, não passíveis de alteração pela vontade, naturaliza o que acontece socialmente. Propõe então, neutralidade, o sangue frio, que quem pesquisa se oponha às paixões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (95.8 Kb)   docx (43.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com