TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Dirigido Microbiologia

Por:   •  2/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  4.163 Palavras (17 Páginas)  •  559 Visualizações

Página 1 de 17

1) Explique onde ocorre a corrosão por aeração diferencial.

A corrosão por aeração diferencial ocorre em trocadores de calor ou tubulações do sistema de resfriamento de piscinas e torres de sistemas de resfriamento.

2) O crescimento bacteriano requer um meio adequado a condições favoráveis para o crescimento. Para as bactérias do gênero Desulfovibrio, quais são essas condições?

Condições favoráveis de pH – entre 5,5, e 8,5, sendo 7,2 o valor ótimo, ausência de oxigênio, presença de sulfato, presença de nutrientes incluindo matéria orgânica, temperatura – entre 25 e 44 °C.

3) Explique o que é fouling e como se forma.

As algas são muito encontradas em piscinas e torres de resfriamento. Quando

as algas são arrastadas para os trocadores de calor ou sistemas de resfriamento, mesmo não continuando a crescer, por não haver luz solar, elas se depositam, constituindo o chamado fouling.

4) Como os micro-organismos podem entrar em sistemas de resfriamento e o que eles podem ocasionar?

Os microrganismos podem entrar em sistemas de resfriamento por diferentes meios, como, por exemplo, água de reposição, poeira, solo ou ar. Eles podem causar obstrução de tubos, válvulas, equipamentos, entre outros, podem diminuir a eficiência do processo, restringindo a vazão.

5) Defina o que são tubérculos, como se originam e como se apresentam a relação à estrutura com o passar do tempo.

Nos tubérculos, a presença predominante de Fe2+ , devido às condições anaeróbicas, podendo conter ainda compostos de cálcio, magnésio, alumínio e manganês. Com o tempo o tubérculo apresenta uma camada externa dura e uma camada interna quase fluida que se torna pulverulenta após secagem. Eles acumulam cloreto e sulfato devido à migração desses íons, da fase aquosa, para compensar as cargas positivas resultantes da corrosão do ferro.

6) Quais são as medidas gerais e mais importantes para proteção contra corrosão induzida por micro-organismos?

Limpeza sistemática e sanitização; eliminação de áreas de estagnação e de frestas; emprego adequado de biocidas; aeração; variação de pH; revestimentos; proteção catódica.

7) Como medida de proteção contra a corrosão induzida por micro-organismos, a limpeza sistemática pode ser realizada através de dois processos. Quais são esses processos e como eles são realizados?

Processos mecânicos ou processos químicos. A adição de agentes tensoativos facilita a remossão de depósitos biológicos, evitando assim a possibilidade de corrosão por aeração diferencial, o desenvolvimento de bactérias anaeróbicas embaixo desses depósitos. A limpeza mecânica pode ser por raspadores ou pigs, ou jato de água de alta pressão, tomando cuidado pois no interior de pites ou em frestas o depósito pode permanecer.

8) Qual o grande problema relacionado a tubulações enterradas que são revestidas com material celulósico?

A celulose pode ser oxidada por certas bactérias, como Butyribacterium rettgeri, produzindo ácidos acético e butírico e dióxido de carbono. Tem- se, portanto, além da deterioração do revestimento, a corrosão da tubulação devido aos ácidos formados.

9) Quais avaliações são necessárias para estabelecer o controle do crescimento microbiano e como isso é feito?

É necessário avaliar o que se deseja obter como por exemplo, manter apenas um tipo de micro-organismo no meio ou remover todos que estão presentes no meio desejado. Isso pode ser feito através do controle de agentes químicos ou físicos especiais, que podem matar os micro-organismos ou inibir o crescimento microbiano.

10) Qual a importância de se utilizar uma mistura de biocidas como método de proteção contra corrosão induzida por micro-organismos?

Deve-se usar uma mistura de biocidas, a fim de evitar que os microrganismos criem resistências a determinados biocidas.

11) Assinale as alternativas que correspondem a inconvenientes causados por tubérculos.

(X) Diminuição da capacidade de vazão da tubulação.

(X) Interferências nas trocas de calor.

( ) Formação de trincas no interior do metal.

(X) Condições para corrosão por aeração deferencial.

( ) Problemas em válvulas e bombas.

( ) Remoção do ferro da água oxidado por aeração.

12) Complete

a) Através de técnica microscópica adequada, verificou-se que os compostos de ferro formados por processos químicos se apresentam sob a forma de massa amorfa, enquanto que os formados por processos bioquímicos geralmente

b) As bactérias dos grupos Micrococcus, Methanobacteriu e Desulfovibrio são capazes de utilizar em seu metabolismo, hidrogênio livre ou hidrogênio combinado de compostos orgânicos. Esse processo permite que essas causem corrosão considerável mesmo no ferro em meio desairado.

c) Os gêneros Desulfovibrio e Desulfotomaculum consistem em grupos de espécies bacterianas estritamente anaeróbias, que tem a capacidade de reduzir sulfato inorgânico a sulfeto.

d) A presença de bicarbonato de manganês causa os mesmos incovenientes causados pelo ferro, pois forma o dióxido de manganês insolúvel. Essa oxidação é acelerada pela Siderocapsa.

e) A eliminação das áreas de estanaçao dificulta a deposição do crescimento microbiano. A seleção do biocida para a eliminação deve estar relacionada com eficiência da ação do biocida, custo e caráter tóxico dos efluentes. Adição periódica de grandes quantidades de biocida é um tratamento com biocida chamado tratamento de choque ou em bateladas, o que possibilita a morte rápida das células presentes e a redução do aparecimento de novas formas resistentes.

13) Explique o conceito de corrosão induzida por micro-organismo.

A corrosão induzidas por microrganismos é aquela em que a corrosão do material metálico se processa sob influência de microrganismos, mais frequentemente bactérias, embora existam exemplos de corrosão atribuídos a fungos e algas.

14) Para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.8 Kb)   pdf (80.3 Kb)   docx (586 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com