TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Invasor (2002 – Diretor: Beto Brant)

Por:   •  3/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  979 Palavras (4 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 4

O invasor (2002 – Diretor: Beto Brant)

Sinopse:

Ivan e Giba, dois sócios de uma construtora de São Paulo, contratam Anísio, para assassinar o terceiro sócio Estevão. Após realizar o crime, Anísio começa a tirar proveito da situação, chantageando seus contratantes e os obrigando a lhe dar dinheiro e até um cargo na área de segurança da empresa, ele também acaba se aproximando de Marina, filha do homem que ele matou. Ivan, se sentido ameaçado pela presença do criminoso e desconfiando do amigo, começa a desenvolver uma desconfiança que o levará a agir movido por sua crescente paranoia.

Personagens:

Ivan: Dono de uma construtora juntamente com outros dois sócios, se considera uma pessoa integra, vivendo uma vida calma e estável, sem muitos altos e baixos. É casado, tem um bom emprego, responsabilidades de um homem da classe média alta. Tem a fisionomia de um clássico “pai de família”, é calvo, grande parte do tempo tem um rosto cansado, usa sempre camisas, calças e sapatos. Tem claramente uma rotina maçante, parece nunca ter tempo para si mesmo, estando sempre em função da construtora.

Ivan vê sua postura integra ameaçada a partir do momento em que concorda em contratar um assassino de aluguel, proposta feita pelo seu sócio Giba, para matar o terceiro sócio Estevão. É a partir desse mesmo momento que a dualidade do personagem se faz presente, pois ele apesar de aceitar a proposta, não consegue lidar com sua própria consciência, e está sempre relutante sobre a sua própria decisão. Depois da morte de Estevão não consegue mais achar sua tranquilidade na estagnação em que antes vivia, pois em todo momento e em tudo que ele faz, está a culpa, e em seguida, com o crescer de sua paranoia, devido à suspeita de que Giba e Anísio estariam arquitetando sua morte, está também o medo.

Giba: Um dos sócios da construtora. É uma pessoa muito preocupada com a aparência, sempre na academia e indo atrás de um ideal de físico e de “macho”. Não mede esforços para ter o que quer, as pessoas a sua volta são meras ferramentas, e, mesmo certo de suas decisões, ainda é de certa forma infantil, pois precisa de alguém mais responsável próximo para ponderar suas decisões impulsivas, como por exemplo a decisão de contratar um assassino de aluguel para matar seu sócio Estevão, e, ao contrário de Ivan, não sente culpa, mas sempre joga as responsabilidades para outras pessoas, para não ter que lidar com suas próprias escolhas.

Anísio: Matador de aluguel, morador da periferia. É uma pessoa que tem o conhecimento do crime e das pessoas que estão a “margem da sociedade”. Com a fisionomia de um homem de 40 anos, sempre com uma roupa larga, reparando nas coisas simples e em tudo a sua volta.

Anísio enxerga oportunidades em tudo, sempre esperando seu momento de ascensão, que parece próximo quando se aproxima de seus contratantes, que mandam matar Estevão, sócio dos mesmos. Começa então a frequentar a construtora mesmo depois de terminar o serviço, extorquindo Giba e Ivan, nessas visitas a empresa, conhece Marina, filha de Estevão, e se envolve com a garota.

Frequentando a casa de Marina ele começa a sentir que faz parte daquele mundo, e que agora não mais matava, e sim mandava matar. Em momento algum critica aquele mundo que conhecera, mas sim quer fazer parte dele a todo momento. Simbolizando a vontade de poder que existe em toda e qualquer classe social, ele se sente realizado no momento em que se vê dentro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (44.5 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com