TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MODELO LASWELL

Por:   •  23/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  300 Palavras (2 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 2
  • Modelo de Lasswell

Lasswell era muito adepto da filosofia de Freud e se sentia apto a se apropriar dos métodos dele, com isso construiu um laboratório em seu escritório de ciências sociais e conduziu experimentos em voluntários, estudantes. Usando esse instrumento ele foi capaz de medir em voluntários o estado emocional dos participantes. Além disso foi capaz de usar entrevistas psicanalíticas e métodos de gravação que ele se apropriou do behaviorismo (Estudo do comportamento).

Baseado na teoria hipodérmica, Lasswell apontava falha na mesma e foi responsável pela sua defasagem, pois levantou teorias do poder da mídia de massa, uma das análises era que o pouco vínculo social sólido entre as pessoas permitiam maior influência da mídia de massa, incentivando os receptores a adotarem, em maioria, o que lhes era passado pelos comunicadores. Assim a mídia ficou vista como sendo capaz de convencer de forma sólida a opinião pública e submeter as massas a sua vontade de entendimento, principalmente usando apelos emocionais. O receptor deixa de ser um sujeito abstrato e passa a ser também objeto de análise na teoria funcionalista, em que a sociedade agia como um corpo humano em que tudo funcionava, e as disfunções não eram levadas em consideração.

Para o modelo de Lasswell compreender o alcance e efeito das mensagem transmitidas pela mídia requeria responder 5 questões cruciais para a compreensão correta da mensagem midiática que são:

1º Quem?

 2º Diz o que?

 3º Através de que canal?

4º A quem?

5º COM QUE EFEITO?

A primeira pergunta são os emissores da mensagem, a segunda o conteúdo da mensagem, a terceira a análise dos meios/mídia, a quarta receptores da mensagem/público alvo e a quinta e não menos importante o efeito da mensagem, o que trará, a reação do público.

A partir da obtenção das perguntas, a mensagem era caracterizada como clara e completa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (42.1 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com