TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MUNDO GREGO: De Creta à Grécia Heroica

Por:   •  14/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  961 Palavras (4 Páginas)  •  640 Visualizações

Página 1 de 4

CEEP

DATA:12/04/20

TRIO:JOSÍAS,LEONARDO,KAUÃ

TURNO:VESPERTINO

O MUNDO GREGO: de Creta à Grécia heroica.

A civilização grega foi uma das mais brilhantes da antiguidade,e deixou muitas coisas que fazem parte de nosso dia-a-dia.Ela aproveitou muitas coisas que já existiam em outras culturas.

A Grécia heroica começou numa,a ilha de creta ,é a maior ilha do mar egeu que fica entre a Ásia e a Europa,juntos com outras  ilhas,como as as ciclades,creta era habitada por um povo comerciante os egeus ou pelasgos,(pelagos que quer dizer “homens do mar”,na época eles  eram navegadores de um comercio marítimo,que possuíam azeite de olivia,vinho,trigo e etc.Eles fundiam bronze e faziam objetos de cerâmica.Pra els até seus era mulher.Os cretenses adoravam adeusa-mãe,as desigualdades socias praticamente não existiam na época.Os cretenses gostavam da musica por isso inverteram a flauta e a citara,eles eram governados por um rei,o rei Minos,por isso a civilização é chamada de minoica.O rei morava no palácio de cnossos o centro político da civilização

Na época o palácio tinha uma planta muito complexa o labirinto que ajudou a criar Minotauro.O Minotauro era metade homem e metade toura,eles recebem jovens como sacrifício dentro do labirinto.

A guerra entre gregos e toroinas dura 10 anos e acabou quando os gregos abandonaram o cerca a cidade e deixaram para aos troianos um grande cavalo de madeira “um presente grego”.O cavalo que os gregos deixaram de presente era uma armadilha estava cheio de grego dentro.Que esta historia foi contado por “Homero” um lendário poeta grego que escreveu a historia da guerra de troia,que foi contada de maneira grandiosa.Troia fica hoje e é terrotorio da Turquia que foram tanats vezes destruída que existem ruinas em varias cidades.

O MUNDO GREGO: Grécia Antiga, Clássica e Helenística.

Durante aqueles séculos em que os gregos criaram todas as suas lendas, os seus deuses e os seus mitos, eles formaram as principais características do modo de vida que adotaram, os gregos formaram cidades-estados. Ou seja, cada cidade  tornou-se um pequeno país.
Veremos agora como eram as cidades-estados gregas, como os gregos viviam, e que forma de governo eles adotaram.

As casas dos gregos, em geral, eram pequenas. Eles gostavam de se reunir nos parques e nas praças das cidades, onde conversavam e trocavam idéias.
A roupa que usavam parecia um pequeno lençol preso no ombro.
A vestimenta das mulheres era, muitas vezes, bordada.
Os estrangeiros tinham de pagar impostos e, em caso de guerra, deviam prestar alguns serviços à cidade na qual moravam.

Os gregos moravam em cidades independentes que chamavam de pólis.
Os poemas homéricos descrevem os reis gregos como homens que aravam a terra, faziam trabalhos manuais. A agricultura era a principal riqueza. Por isso, a propriedade da terra era símbolo de prestígio.

Esparta foi fundada pelos dórios. Como eram pouco numerosos, eles estabeleceram uma disciplina militar muito rígida para manter os privilégios que tinham conquistado. Esparta era uma verdadeira cidade-quartel. Tudo era submetido ao Estado, cuja principal função era fazer com que os cidadãos espartanos fossem bons soldados.

Atenas foi fundada em homenagem à deusa da sabedoria. Os jônios construíram a Acrópole, que abrigava os edifícios públicos e o templo, numa colina. Na costa, eles construíram o porto do Pireu. Aos poucos, Atenas foi se tornando o principal centro dos jônios.

2. Indique e comente quatro elementos da Grécia Antiga presentes

ainda hoje no mundo ocidental.

RESP:O direito romano,a instituição da igreja católica,as influências linguísticas e invenções como o concreto e grandes estádios.

3. Identifique os trechos abaixo em período pré-homérico, período

homérico, período arcaico, período clássico ou helenístico.

a) Com o desenvolvimento do comercio da indústria do

artesanato, as cidades foram se desenvolvendo de forma

independente, isto é cada cidade tinha governo e leis

próprias.

RESP: Período homercio

b) Péricles governou Atenas durante mais de trinta anos. Ele foi

responsável pela reconstrução da cidade. Rodeada de sábios

e artistas e auxiliado pela mulher Aspásia, sua época ficou

conhecida como o “Século de Péricles”.

RESP: Período clássico

c) Em Ilíada, seu autor nos conta que os gregos venceram a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (41 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com