TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Náufrago e a Comunicação: conceitos, Fundamentais e História

Por:   •  19/3/2016  •  Resenha  •  531 Palavras (3 Páginas)  •  1.119 Visualizações

Página 1 de 3

O náufrago e a Comunicação: conceitos, fundamentais e história

                O filme O náufrago mostra Chuck, um homem que se dedica bastante ao trabalho e vive movido pelo relógio, não dando à devida importância as relações interpessoais. Até que sofre um acidente de avião em que é o único sobrevivente. E se depara em uma ilha isolado do mundo e das pessoas.
                Sozinho nesse lugar desconhecido passa por um retrocesso em sua vida. Vê-se sem as vantagens de que usufruía antes, e sente grande dificuldade para tentar sobreviver, visto que já estava habituado a viver com sua própria linguagem, cultura, tecnologia e com o conforto que a modernidade oferecia e o fazia ter uma atitude consumista (se for visto pelo lado prático do seu trabalho).
                Uma das ou se não a maior necessidade que Chuck passa, é a de não ter contato humano e assim não poder se comunicar e se relacionar com os outros. E para ele que já era um ser socializado, a situação de não ter ninguém ao seu lado afetaria mais suas funções mentais, do que uma pessoa que não vive em sociedade ou que não está habituada com este ambiente. Por isso o homem vive em busca de convivência. Isso fica nítido quando Chuck cria um ‘’amigo’’ para ele, pois com uma companhia mesmo que irreal, acreditava que isso ajudaria e não afetaria tanto o seu quadro psicológico. Em razão dissodemonstra sentir um grande afeto por ‘’Wilson’’.
                Sem o auxílio de técnicas que usava e não dava tanta importância, procura por objetos que sirvam como ferramentas para ajuda-lo em diversas tarefas ( que agora exige muito mais esforço e criatividade do que antes),passando por um processo de adaptação ao espaço que está, na ilha. Fez isso porque era a única forma possível de sobreviver em um lugar desconhecido sem privilégios dos quais possuía antes. Mesmo assim estava usando tecnologia, só que ela ainda estava em seus primórdios. Isso é visto quando ele usa objetos para conseguir partir um coco ou arrancar o dente. Com isso retrocede, volta para um estágio pelo qual a humanidade já havia passado num tempo de descobertas e invenções. Pois é a única maneira de sobreviver naquele lugar.
Agora tinha como base para orientação o sol, a lua, a chuva e não mais a tecnologia. Porque ao se desligar do mundo o homem se desprende também de suas práticas e formas de cultura e tem que acostumar-se com o que está ao seu alcance.
                O que houve com Chuck na verdade foi uma interrupção no seu processo de comunicação, distanciando-o de todos os meios comunicativos. Demonstrando como o homem depende um dos outros para transmitir e recuperar conhecimento, fazendo contínuo intercâmbio de informações e experiências que não se esgotam.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (62.7 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com