TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Plano de Comunicação

Por:   •  17/6/2016  •  Artigo  •  1.593 Palavras (7 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 7

6.COMUNICAÇÃO

6.1 Problema que a propaganda deve resolver

6.1.1 Qual o problema a ser resolvido?

O problema encontrado com o cliente é que boa parte do público-alvo em potencial desconhece que a marca oferece relógios. E outra parte dele tem certo preconceito com a postura da empresa, achando ela descolado demais para uma personalidade mais tradicional.

6.1.2 Qual o problema que a comunicação deverá resolver?

O problema a ser resolvido é mostrar para o consumidor em potencial que a marca vende relógios, mostrando que este produto é oferecido na loja. E para o consumidor da categoria, que tem receio com a marca, conheça os produtos mais tradicionais.

6.1.3 O que devo comunicar?

Deve-se comunicar as linhas de relógios, que são abrangentes e trabalham diversas faixas de preços e estilos, desde o casual até o conceitual extravagante, mais famoso da marca.

6.1.4 A quem devo comunicar?

Visto que o público-alvo da marca Chilli Beans são homens e mulheres, da faixa etária de 18 a 35 anos, pertencentes às classes B e C, de estilo moderno e autêntico. A intenção também é expandir o público-alvo, para pessoas mais velhas, e com personalidade mais tradicional para identificarem a marca como uma marca comum de relógios.

6.2 Público-alvo

6.2.1 Perfil Demográfico

Homens e mulheres, de 18 a 35 anos, das classes B e C da região de São Paulo, em sua maioria no centro da Capital.

Gráfico 01: Perfil Demográfico

Fonte: Agência Garoa

6.2.2 Perfil Psicográfico

o Estudante.

o Trabalhador.

o Moderno.

o Descolado.

o Urbano.

Fonte: Agência Garoa

Estudantes e trabalhadores, independente da ocupação profissional e do estado civil, possuem o estilo de vida agitado e passam o dia fora, por isso, gostam de aproveitar com a família, amigos ou até o próprio tempo livre.

Esses dados foram validados através de uma pesquisa on-line quantitativa realizada pela agência Garoa em 2016, com cerca de 200 pessoas, onde pode-se aprofundar os conhecimentos sobre os consumidores de relógios, seus costumes e hábitos.

Analisando os hábitos de cultura e lazer do público alvo, nota-se que se consideram antenados em moda, mas seguindo seu estilo em particular. A maioria escolhe os acessórios através do modelo, algo que combine com o estilo da pessoa.

O preço é o principal fator na hora da decisão da compra, seguido de tendência de moda, qualidade e beleza. Associam relógios à elegância, estilo e personalidade.

Consideram a compra de seus relógios como necessidade para algum fim específico, efetuam a compra de relógios de uma à três vezes ao ano.

Costumam pesquisar na internet antes de comprar ou seguem indicações e sugestões de amigos. Acompanham e interagem com sites e páginas das marcas nas redes sociais.

Não visitam lojas de relógios com frequência, apenas se estão de passagem no shopping ou se têm alguma compra específica a ser realizada, mas não permanecem mais de quarenta e cinco minutos dentro das lojas.

Os entrevistados preferem um atendimento onde não se sintam incomodados e persuadidos, e onde o vendedor saiba mostrar o produto de acordo com o que estão procurando.

Acessórios exclusivos como pulseiras trocáveis, assinatura de artistas ou famosos é um adicional que pode agradar na hora da compra.

Acham importante a variedade de produtos para possuir mais opções de escolhas, atingir a vários públicos e variar valores.

Consideram inaceitável um atendimento ruim, pois exigem respeito e gostam de ser bem tratados. Levam em conta o estilo, ambiente, o som que está tocando na loja ou até se a loja está muito cheia e se há falta de estoque.

6.3 Concorrência

6.3.1 Concorrência Direta

Champion

A Champion apareceu no mercado na década de 80, modelos populares com tecnologia suíça e uma característica especial, a troca de pulseiras coloridas. Essa é a marca registrada da Champion até os dias de hoje. Atualmente com o crescimento do mercado e o surgimento de novos concorrentes, como a Chilli Beans, a marca perdeu um pouco de espaço, mas ainda está na lista de preferência dos jovens de 18 a 35 anos atualmente. A marca tem preço e publico alvo similar com a Chilli Beans, por isso se encaixa como concorrentes.

Triton

A Triton, outra concorrente direta, foi fundada em 1981. Com lançamento de modelos mensais, preços similares e presença em diversos shoppings com lojas próprias assim como a Chilli, a Triton entra como uma das maiores concorrentes diretas da Chilli no mercado.

Swatch

A Swatch, fundada em 1983, com um visual diferente, pulseiras coloridas e de plástico, designs modernos e maquinário suíço, entra na lista de concorrentes da Chilli Beans também. A Swatch tem apenas 3 lojas próprias da marca no Brasil, duas em SP e uma no RJ, porém seus relógios são vendidos nas melhores lojas multimarcas do mercado.

6.3.2 Concorrência Indireta

Armani, marca italiana de roupas e acessórios, fundada em 1975. A marca tem 7 lojas oficiais no Brasil. 3 lojas em SP, uma no RJ, uma em Recife, uma em Brasília e outra em Curitiba. Mas seus relógios são vendidos nas melhores lojas multimarcas, com preços maiores do que a Chilli, os relógios Armani vão de R$ 500,00 a mais de R$ 5.000,00.

Michael Kors, marca americana comandada por estilista de mesmo nome, combina casualidade e sofisticação para compor um estilo luxuoso mas acessível. Criada em 1981, a marca trouxe 10 lojas próprias para o Brasil, mas como de costume, a marca vende

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (89.7 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com