TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Portfólio Comunicação e Linguagem

Por:   •  14/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  455 Palavras (2 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 2

Turma DGMUS1901FORA0S

Jardel Rocha Barreto RA 8086810

Portfólio 1 apresentado para a disciplina Comunicação e Linguagem, sob orientação da professora Michele Ticiani Costa da Silva.


[pic 3][pic 4]

Texto B

Sempre encontramos na internet textos mal redigidos, utilizam-se muito a linguagem informal, a rapidez na digitação, ou até mesmo a distração, o que é desculpável. A situação se agrava quando esses problemas acontecem dentro do seu trabalho, documentos, correios eletrônicos e em outros meios formais. É fácil de encontrar textos escritos de forma erronia, seja em órgãos públicos, seja em empresas particulares, tendo que ser revisados mais de uma vez. Essa falta de conhecimento do conjunto de regras e prescrições da nossa gramática é que levam a esses erros de gramatica e ortografia. Por isso encontramos diversos erros de acentuação, ambiguidade, crase, gerundismo, redundância, concordância, grafia e tantos outros.

As pessoas escrevem tão mal, por que?

Analisando a redução do analfabetismo no Brasil, observamos que em 2013 a taxa de analfabetismo era de 8,5%, a mesma taxa em 2014 foi de 8,3%, uma redução de 0,2%, dados informados pelo IBGE, entre brasileiros acima de 15 anos. Já dizia Soares (1998), um ser alfabetizado não precisa ser letrado; um ser instruído é aquele que sabe ler e escrever, já um ser letrado, é aquele que vive estudando, praticando leituras, escritas, vivendo como um ser que sabe se comunicar bem e escrever bem.

Quando a base de estudo de um indivíduo não é bem-feita, esses problemas irão aparecer no futuro, tanto no acadêmico, como profissional. Um dos motivos seria a falta de leitura na infância, dessa forma muitos brasileiros têm dificuldades em assimilar textos, produzi-los, resultado de uma má formação no colegial, e não de incompetência. Isso não é de lei, pois existem outras causas para esse indivíduo não saber escrever corretamente.

Por que escrever bem é tão necessário?

O mercado de trabalho necessita não apenas de um profissional qualificado, mais sim de um profissional apresentável. O indivíduo precisa aliar uma boa formação e um bom domínio de linguagem escrita e oral, sendo assim ele alcançará êxito no seu trabalho. Em processos seletivos é preciso ter um bom domínio em redação.

Existem vários cursos que ajudam ao profissional que tem dificuldade com a escrita, no mercado esse indivíduo pode escolher áreas distintas para exercer sua função, porem tem que escrever bem.  Praticando a leitura e a escrita, já é muito bom para o desenvolvimento nessa área e ampliando assim a cultura desse indivíduo. Sempre em busca de ser o melhor.

Erros cometemos, de todo jeito, mais evite fazer isso com a nossa gramatica, a nossa língua portuguesa, para o êxito em sua profissão.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (114.4 Kb)   docx (252.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com