TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Produto Atual: Desodorante avanço

Por:   •  24/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.112 Palavras (9 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 9

CAPA

SUMÁRIO

I- Introdução

O Produto - Atual

O Avanço, tradicional marca de desodorante masculino lançado nos anos 70 pela Gillette, que hoje pertence à Hypermarcas, foi um produto de grande aceitação popular nos anos 70 e 80, possuía um perfume refrescante característico e marcante e um preço que cabia no orçamento da maioria do público masculino (Classes C e D). As propagandas televisivas sempre traziam a frase: “Com Avanço, elas avançam, como apelo de sedução.

O Produto – Realocação do produto

Rejuvenescer a marca, de forma a torna-la mais atraente para um novo público, uma nova classe social, que busque um produto com qualidade garantida pela tradição de uma marca com bastante tempo de mercado. Aumentar o preço ao consumidor final e mudar a distribuição dos atuais locais para as farmácias e pontos de venda localizados onde o novo público alvo frequente (baseado em pesquisas de campo).

Características

Desodorante masculino

Apresentações variadas: Roll On, Aerosol e Spray

Atributos
Antitranspirante
Proteção 24 horas

Diferenciais
Tempo de mercado

Qualidade do produto garantida

Aplicação
Desodorante masculino

II- Situação atual do setor – Mercado MACRO e Setor

O Brasil é um dos países com maior índice de utilização de desodorante/antitranspirante do mundo, com 95% da população afirmando que usa o produto, o que torna a concorrência no mercado grande.

Em 2011, a categoria faturou mais de R$ 2,66 bilhões. No mesmo ano, foram fabricadas mais
de 946 milhões de unidades, que somaram 68 mil toneladas.

Segundo dados da Mintel, empresa que atua no setor de pesquisa de mercado, “Nos últimos cinco anos o crescimento em valor do mercado de desodorantes e antitranspirantes foi significativamente maior do que o crescimento em volume. Neste período houve uma preferência por formatos mais sofisticados, que resultou em um crescimento surpreendente nas vendas do aerossol”.

O mercado continuará a apresentar um desempenho positivo nos próximos cinco anos, com um crescimento de 55% em valor e 30% em volume até 2017. Este crescimento significa que o preço por unidade de desodorantes deve aumentar aproximadamente 19% nos próximos cinco anos, sinalizando que a tendência em busca de produtos com maior valor agregado continuará a influenciar o mercado nos próximos anos.

Outro dado que foi identificado é que os formatos Premium, como o aerossol, com fragrâncias marcantes e benefícios adicionais, como hidratação, redução de pelos
e proteção superior contra a transpiração, vão continuar a ter uma presença forte no mercado. O desenvolvimento de fórmulas eficientes contra a transpiração com a utilização de ingredientes naturais também apresentam um futuro promissor e provavelmente estimulará o crescimento futuro da categoria.

III- Mercado Alvo

O Mercado Alvo se inspirou no conceito tribos para se aproximar dos jovens de hoje que têm atitude e personalidade.

IV- Análise de Oportunidades e Questionamentos a serem respondidas para colocação do produto nesse segmento

        IV.I Análise de oportunidades

As principais oportunidades para o retorno do desodorante Avanço são:

O retorno do produto para consumidores que já conhecem – É um desodorante que fez sucesso nos anos 70, 80 e teve um grupo grande de consumidores assíduos principalmente por ter um preço acessível. Com o retorno, muitos homens que costumavam utilizar voltarão a comprar por já conhecerem a qualidade.

É uma necessidade, portanto é questão de gosto e preferência – É uma questão pessoal, varia de pessoa para pessoa, mas pode ser induzido para experimentar uma nova marca. No caso do Avanço, seria um retorno, o que gera a curiosidade do consumidor; se tratando do público masculino, basta fazer uma campanha com apelo sensual, a questão da conquista com a mulher utilizando como base seu antigo slogan “Com Avanço, elas avançam”

Diferenciação através da embalagem – Inovar em sua embalagem e promover ações no ponto de venda podem ser oportunidades de destaque para a marca, além de aumentar a visibilidade do desodorante.

Comunicação voltada para o público masculino – A marca se fez direcionada totalmente para os homens e suas campanhas publicitárias deixavam isso bem claro. Para o retorno ao mercado, fazer uma comunicação seguindo essa linha fará com que o desodorante não perca a sua identidade visual e características. Deve-se ressaltar a exclusividade ao público masculino.

Adequar o Avanço às tecnologias modernas – Com o passar dos anos, os desodorantes se modernizaram com relação às formulas, design e linhas de produtos. A criação de uma linha de desodorante Avanço para pele sensível, duração de 24 horas, para quem pratica esporte e assim vai.

        IV-II Questionamentos a serem respondidos para colocação do produto nesse segmento.

- Qual as necessidades que o desodorante Avanço tem que satisfazer para seu reposicionamento no mercado?

- Como a empresa se preparou para a volta de um desodorante como esse em termos de qualidade e diferencial?

- Quem é o seu concorrente direto e indireto?

- Quais as características mais fortes do Avanço? Quais os pontos fortes x fracos da marca?

- Qual o melhor meio de induzir o cliente a provar e comprovar que mesmo depois de tantos anos, o Avanço continua com todo o seu poder e qualidade?

- Como entrar no mercado e conquistar a lealdade do consumidor?

- Como está o mercado de desodorante? Qual o preço de mercado e como é a publicidade dos concorrentes?

V- Perfil do consumidor

Os consumidores de desodorantes em geral, são pessoas que querem se sentir seguras e sem mal odores ao longo do dia devido a suas vidas ativas, estão abertos a experimentar novos produtos ate encontrar um adequado para o seu corpo. Estão na faixa etária entre 15 e 70 anos, do sexo masculino e feminino, de todas as classes sociais.

 O público-alvo principal que foi definido para a o desodorante Avanço é formado por homens , de 45 a 70 anos, classes C e D.

O publico secundário é formado por homens de 27 a 45 anos que serão influenciados e atingidos pela campanha.

O publico alvo do Avanço, na época de lançamento era classificado como homens de 20 a 60 anos da classe C e D, faziam parte da classe operaria, tinham ofícios que exigiam esforço fisco, longas horas de trabalho e também trabalhos manuais.

Hoje o publico- alvo do desodorante Avanço já estão adultos ou na terceira idade, eles tem as mesmas características psicossociais da época do lançamento nos anos 70, quando ainda eram jovens e continuam fies a marca. É possível que grande parte ainda esteja empregada em ofícios que exijam esforço físico, portanto, a necessidade de uma proteção maior ainda é uma prioridade na escolha do desodorante, além do preço acessível. Uma outra característica desse grupo principal é a memoria afetiva do slogan da marca: Com avanço, elas avançam.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (143.9 Kb)   docx (17.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com