TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é o Blog Jornalistíco

Por:   •  8/10/2018  •  Relatório de pesquisa  •  307 Palavras (2 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 2

O que é Blog jornalístico?

“Denomino blog jornalístico todo e qualquer weblog que contenha informação jornalística, seja ela noticiosa ou analítica”. Pag. 26

# O blog jornalístico tem origem nos foros virtuais, e tem o objetivo de analisar os fatos/notícias segundo a visão de seu autor. E quando há a permissão do mesmo para a horizontalização da sua plataforma, ocorrem as enquetes, a publicação de respostas dos leitores, e os correntes comentários, o que no texto eles nomeiam de “Conversação social”.

  • Informalidade, aproximação do leitor

# PERMITE O HIPERTEXTO

“Nesse sentido, os weblogs, mais do que os portais jornalísticos, confrontam fontes de notícias de origens diversas, e apresentam assas fontes, indicando abertamente ao leitor veículos diferentes. Isso, que chamo de inter-recursividade, é, talvez uma das mais importantes práticas incorporadas pelos jornalísticas blogueiros, muito embora não seja difícil reconhecer que blogueiros vinculados a veículos tradicionais de mídias ou a portais de conteúdo ainda tenham certa dificuldade em manejar o conteúdo de outras fontes”. Pag, 30.

O hiper texto, como dito no artigo, é uma alternativa a estrutura de pirâmide invertida tradicional do texto jornalístico. Conectando idéias, e dando ao leitor a possibilidade de se aprofundar no tema.

#questiona a subjetividade jornalística (porque traz explicitamente a versão de alguém para a notícia, porém é o que o jornalismo já faz de qualquer forma uma vez que cada veículo tem sua visão editorial)

#ação política e democrática a partir da horizontalização da informação, permitindo que outras visões de mundo sejam expostas. Porém o que ocorre na maioria das vezes é uma polarização dessas opiniões, e não a pluralização real das vozes.

# BLOGUEIROS PERCURSSORES

O titular do blog é crucial, uma vez que o leitor busca neste uma versão interpretativa dos fatos.

Quando eu for falar dos percussores que haviam blogueiros que eram vinculados a portais tradicionais e alguns que fugiam destes para poder expressar sua opinião

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (59.3 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com