TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RELATÓRIO DA SEMANA PRESENTE

Por:   •  28/9/2019  •  Relatório de pesquisa  •  755 Palavras (4 Páginas)  •  108 Visualizações

Página 1 de 4

GOVERNO DO ESTADO DO PIAUI

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DO PIAUI

5ª GERENCIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO

CETI PROFESSOR UBIRACI CARVALHO

RELATÓRIO DA SEMANA PRESENTE

TEMA- Protagonismo Estudantil -Seja Protagonista da sua história, faça a diferença!

O presente relatório tem como objetivo relatar os acontecimentos e atividades da semana Presente ocorrida no CETI Professor Ubiraci Carvalho no período de 12 a 16 de Agosto.

A semana presente tem a finalidade proporcionar aos estudantes momentos de lideranças e fortalecimento do protagonismo juvenil, abrindo espaços para momentos de diálogo, reflexão e planejamento coletivo, objetivando empreender ações para o desenvolvimento da Educação Integral e Integrada, e portanto seu desenvolvimento integral.

Tendo como objetivos principais o desenvolvimento de atitudes de inclusão, da cultura do diálogo e do trabalho coletivo, estreitar vínculos entre comunidade e escola, compreendendo que tais ações culminam em jovens protagonista e transformadores da realidade social em estão inseridos.

Neste evento a escola inovou e mais uma vez surpreendeu o público presente. Com atividades abertas ao público, a comunidade local contemplou atividades protagonistas de nossos alunos e seus orientadores.

Para dialogar sobre a temática o Universo Estudantil na atualidade, a comunidade desenvolveu rodas de conversas e a partir da escuta à comunidade escolar, os alunos desenvolveram atividades de rádio escolar, onde diariamente uma turma escolar administrava MINUTO CETI PUC, na ocasião dialogaram sobre as mudanças negativas e positivas da Era Digital.

Em relação à temática a gestão da minha escola, os alunos foram convidados a discutir a importância da participação de todos na escola e quais cuidados devemos ter com a instituição e seus membros. Reuniram-se núcleo gestor, Grêmio estudantil deste centro de Ensino, líderes de turmas, pais e funcionários para e após muita escuta de sugestões e ações para a melhoria da participação coletiva na gestão da escola, foram realizadas as atividades visitas de grupos de pais à escola e o intervalo legal, na qual os alunos organizam o intervalo escolar. Outra ação desenvolvida para o alcance deste objetivo foi a escolha pelos alunos de temas de aula a serem ministradas pelos professores, que recebem a sugestão e planejam com os alunos a aula sobre a temática sugerida.

Com o mesmo clima de trabalho coletivo e objetivando discutir a temática Minha escola e a minha Formação, nossa escola, sob orientação do professor José Alves Ribeiro, elaborou, dialogou sobre as profissões e suas importância para a formação humana, e culminou no terceiro dia de Semana presente a Feira das Profissões, na ocasião os alunos demonstram conhecimentos sobre as profissões e os critérios necessários e fundamentais para se realizar uma boa escolha profissional.

Para discutir a temática minha escola e a sociedade em que vivo, a coordenadora pedagógica realizou formação com os docentes e funcionários e alunos sobre as competências socioemocionais tratadas na BNCC, que diante da necessidade de escola participar da sociedade, acordamos em  incluirmos no currículo escolar a disciplina curricular FELIDADE para a aquisição/fortalecimento das habilidades sociemocionais. Para a continuidade ao ciclo de palestras foi convidada a profissional Francimeuda de Oliveira, psicóloga do CRAS da cidade de São João da Serra-PI, juntamente com a comissão de conflito deste CETI, para proferir palestras aos profissionais da escola e aos alunos. As temáticas da palestra foram sobre “ a droga é uma violência, vamos combatê-la”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (1.9 Mb)   docx (1.7 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com