TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ROTEIRO DE ENTREVISTA

Por:   •  11/7/2019  •  Resenha  •  435 Palavras (2 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 2

ROTEIRO DE ENTREVISTA

- Qual é a sua relação com a arte? Que espaços/meios você frequenta para se atualizar artística e culturalmente? 

- Qual a sua motivação inicial para ser arte-educador/arte educadora? E o que continua motivando? Quando/Como decidiu ser professor(a) de arte e cursar a licenciatura? Como foi sua primeira experiência dentro da sala de aula? Como é a sua jornada de trabalho? 

 

- Quais as especificidades de ser arte-educador/arte-educadora na rede pública? (dificuldades, materiais, realidade dos alunos, etc) 

 

- Como sua formação acadêmica contribuiu/contribui na criação de um repertório para aplicação em sala de aula? Ao longo do tempo, houve mudanças na sua forma de lecionar, seja no conteúdo, seja na práxis? 

 

- Qual a importância da arte no contexto escolar? Como demonstrar isso aos alunos? Como fazê-los perceber que a disciplina de arte precisa ser levada à sério tanto quanto as demais disciplinas presentes na escola? Como os professores das outras disciplinas percebem a disciplina de arte?

 

- Qual é a sua metodologia/dinâmica/estratégia de ensino de arte? Como você os seleciona e avalia? Em suas aulas predomina a teoria ou a prática? Você valoriza e incentiva a experimentação e a diversidade de materiais durante as aulas? Utiliza livro didático ou apostilas? 

 

- As aulas de arte acontecem somente em sala? Se não, qual(ais) lugar(ares)?  Você considera benéfico um espaço específico para o ensino de arte (ateliê, sala ambiente, museus, etc.)? Quais são as dificuldades estruturais que a escola apresenta diante de suas propostas de ensino?

 

- Como tornar a produção artística em sala de aula um processo de expressão individual? É possível fazer um trabalho personalizado, considerando o perfil de cada classe? Como sua aula contribui para o desenvolvimento do processo de fruição artística dos alunos? 

 

- Qual a reação das crianças/adolescentes ao conteúdo e à sua proposta de ensino?  Quais as dificuldades para aplicação do conteúdo e da metodologia nessa faixa etária?

 

- Você aborda a arte contemporânea em seus planos de aula? Utiliza a produção de artistas locais nas suas aulas? Já convidou esses artistas para conversar com os alunos? Quais? 

 

- Você utiliza a tecnologia digital em suas aulas? Em caso afirmativo, como planeja a interação entre a tecnologia e seus métodos de ensino? 

 

- Você trabalha de modo interdisciplinar, com outras disciplinas (projetos) ou na própria disciplina de arte?  Como isso amplia o repertório dos alunos? 

 

- Qual a sua opinião sobre a “obrigatoriedade” do ensino de arte somente no Ensino Fundamental – considerando que a BNCC aponta o componente curricular Arte como opcional para o Ensino Médio? 

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (47.4 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com