TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ROTEIRO DE ENTREVISTA – ASSISTENTE SOCIAL

Por:   •  20/3/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.051 Palavras (5 Páginas)  •  9.600 Visualizações

Página 1 de 5

ROTEIRO DE ENTREVISTA – ASSISTENTE SOCIAL

1 – Qual a maior dificuldade para implantação da seguridade social?

A meu ver com a promulgação da Constituição Federal de 88 que representou um grande avanço no campo dos direitos sociais, houve uma inovação na estruturação da previdência social, saúde e assistência social, unificando esses conceitos sob a definição de Seguridade Social.

Contudo a Seguridade Social no Brasil tem um caráter seletivo, cada uma das áreas (previdência, saúde e assistência social previdência) tem princípios próprios e diferentes objetivos. A Previdência Social assegurar aos seus beneficiários meios indispensáveis de manutenção, por motivo de incapacidade, idade avançada, tempo de serviço, desemprego involuntário, encargos de família e reclusão ou morte daqueles de quem dependiam economicamente. Os princípios e diretrizes da Previdência Social são a universalidade de participação nos planos previdenciários, mediante contribuição. Note-se então que o conceito de Previdência Social traz em si o caráter de contributividade, no sentido de que só aqueles que contribuírem terão acesso aos benefícios previdenciários. A Saúde por sua vez, vem garantida pela Carta magna como direito de todos e dever do estado, que deve ser garantida mediante ações que visem reduzir os riscos de doença e seus agravamentos. O acesso aos programas de saúde pública necessariamente devem seguir os princípios da igualdade e universalidade do atendimento. Logo neste campo o acesso deve ser garantido a todos e de forma igual, sem qualquer tipo de contribuição, de forma que o atendimento público à saúde deve ser gratuito. Enquanto a Assistência Social tem como princípios a gratuidade da prestação a proteção à família, à maternidade, à infância, à adolescência e à velhice, bem como aos deficientes e a reintegração ao mercado de trabalho daqueles que necessitarem.

Acredito que no Brasil a Seguridade Social em sua concretude está em processo de implantação ainda. Neste contexto se faz necessário o fortalecimento da Seguridade Social com o formato Inclusiva e diferenciada.

2-Destaque quais são os pontos positivo/negativos na atuação do Assistente Social na seguridade social.

Um ponto negativo para quem atua na área da Seguridade Social é referente aos espaços inadequados a certos atendimentos, impedindo, por exemplo, atendimento individual sigiloso.

Quanto ao positivo acredito que seja localização esta presente em área de maior vulnerabilidade permitindo portanto acessibilidade à população usuária carente.

3- Quais as limitações institucionais a profissão inserida nessa política?

Uma das maiores limitações institucionais se refere-se ao processo de profissionalização do Serviço Social, ou seja, a imprecisão conceitual da profissão (o que é mesmo e o quê faz o Serviço Social), falta de conhecimento específico, falta de atributos específicos , baixos níveis de salários. Estes e outros elementos podem ser algumas das fontes geradoras do vácuo entre o que propõe a profissão a partir do que efetivamente fazem os profissionais.

4- O profissional de Assistente Social na instituição na qual atua; tem autonomia?

O Código de Ética oferece essa autonomia, contudo a legislação não assegura a efetivação da autonomia, pois o profissional é assalariado, está subordinada à hierarquia (coordenação de equipe, gestor, gerente etc.), as decisões são impostas através de normas institucional, portanto sem nenhuma autonomia.

5- Quais as dificuldades encontradas pelo Assistente Social para o atendimento do usuário (a)?

Conforme já mencionando anteriormente uma das dificuldades para o atendimento é a estrutura física não dispor de condições adequadas para o atendimentos. O usuário não se sente à vontade para se expressar, pois ao falar um pouco mais alto os demais sujeitos poderão escutar, impedindo, portanto, atendimento individual, o sigiloso. Outro ponto é a falta de articulação entre sujeitos que atuam em áreas diferenciadas, ou seja, a intersetorialidade, a não garantia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (71.2 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com