TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Texto Dissertativo Plagio Cientifico

Por:   •  26/8/2023  •  Resenha  •  445 Palavras (2 Páginas)  •  41 Visualizações

Página 1 de 2

PLÁGIO CIENTÍFICO E INTERNET

As inovações tecnológicas promovem diversos avanços no ensino e aprendizagem. No entanto, se contrapondo os benefícios, tem-se também os pontos negativos, como a intensificação de plágio científico, especialmente, a partir de documentos e produções textuais disponíveis em bases de dados e bibliotecas virtuais.

Essa prática, caracterizada como crime, transforma a internet em uma via de mão dupla, onde se pode ter acesso ao conhecimento, e, ao mesmo tempo, a possibilidade de praticar crimes como a cópia, famoso Ctrl + C/Ctrl + V, de trabalhos acadêmicos de outros estudantes ou pesquisadores publicados anteriormente em bases de dados.

 Em termos conceituais, o plágio científico é definido como a cópia de documentos, em partes ou integralmente, podendo ser classificado, ainda, como: direto, quando há reprodução idêntica ao texto original, indireto, quando há reprodução de um trecho com suas próprias palavras, sem referenciar, de fontes, quando há reprodução de ideias criadas por terceiros, mas apresentadas como se fosse fonte primária.

Pode ser classificado, também, como plágio consentido, quando há apresentação de trabalhos de própria autoria, mas concedidos por terceiros, ou mesmo, pagos, e, por fim, o autoplágio, quando há reprodução do próprio trabalho que já foi apresentado em outro momento. Pode-se afirmar que independentemente do tipo de plágio cometido pelo estudante ou profissional, o ato é considerado criminoso pelo Código Penal Brasileiro.

Para combater o plágio científico no ambiente acadêmico, o professor deve buscar por formas de identificar se a produção textual está plagiada. Entretanto, essa identificação pode demandar bastante tempo e, em muitos casos, necessitar do uso de tecnologias para facilitar, visto que são inúmeros os trabalhos acadêmicos enviados a um único professor para correção.

Para facilitar a correção e identificação de plágio científico, uma ferramenta que pode ser adotada pelos orientadores é os softwares que possuem a função de identificar a presença de plágio científico. Os softwares, geralmente, são caracterizados como programas de anti-plágio, os quais podem variar de técnica, mas que também podem gerar resultados confiáveis.

Esses programas são ferramentas que convertem a produção textual, de forma fragmentada, a fim de que possam analisar o documento de forma limpa, sem interferência, fazendo uso de sentenças para suas análises de comparação com outras produções já disponíveis nos bancos de dados, identificando se a produção pode ser caracterizada como autoral ou como plagiada, em partes ou integralmente.

REFERÊNCIAS

BONETTE, L. M. C. VOSGERAU, D. S. R. O plágio por meio da internet: uma questão ética presente desde o ensino médio. Educação em Revista, v. 11, n. 2, p. 7-22, 2010.

MEDINA, R. D.; ARENHARDT, C. P. B. Detecção de Indícios de Plágio nos Trabalhos Acadêmicos – um Software para Auxiliar e Automatizar o Processo. REGET, v. 12 n. 12, p. 2547-2559, 2013.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (52 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com