TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O mundo da leitura no coração de São Paulo

Por:   •  14/5/2017  •  Artigo  •  483 Palavras (2 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 2

EDITORIA: Cultura e Arte – Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato

O mundo da leitura no coração de São Paulo!

 Localizada no centro de São Paulo, em meio a vários prédios que contam um pouco a história da cidade, está localizada a Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato. Ela foi inaugurada em 1936 com o nome de “Biblioteca Infantil Municipal”, como parte de um projeto de incentivo à cultura para a cidade, idealizado pelo então diretor do Departamento de Cultura do estado, Mário de Andrade. Dentre milhares de exemplares de livros de Lobato, em sua maioria infantis, possui uma exposição permanente que retrata as experiências e passagens vividas por ele ao longo de seus 66 anos. Objetos de uso pessoal, livros escritos por ele e tintas originais usadas para ilustrar suas obras histórias, contam a história de um dos maiores escritores brasileiros. A exposição mostra as múltiplas facetas do homem que desenvolveu diversas habilidades, como pintura e fotografia.  

 A primeira sede da biblioteca foi na Rua Major Sertório, 638, onde foi inaugurado um projeto cultural e educativo e de incentivo à leitura, por meio de concursos de desenhos, da edição de um jornalzinho e do cinema "Sonoro", entre outras iniciativas. Em 1945, a Bbiblioteca muda-se para o palacete do senador Rodolfo Miranda, na rua General Jardim, 535, e neste espaço se realizam os primeiros Congressos de Literatura Infantojuvenil. Foi em 1950 que a biblioteca veio definitivamente para o endereço atual, na mesma General Jardim, 485. Aqui, aproximou-se de outras linguagens, passou a atingir várias gerações e caminhou junto com as mudanças das formas de comunicação e das tecnologias atuais.

 Hoje o espaço abriga várias seções que oferecem um grande acervo de livros de literatura para os jovens. No período de vestibular, a biblioteca organiza um amplo acervo para que alunos encontrem os materiais facilmente para os estudos. Informa Eulália Santos bibliotecária ha mais de 22 anos na Monteiro Lobato, ela diz que o maior desafio foi, fazer com que os jovens continuem tendo o habito da  leitura em meio ao universo digital que alem de concorrer com os livros físicos contribuem também no aprendizado. Em tempos de tecnologia movendo as pessoas esta cada vez mais acelerando o conhecimento pelos meios digitais ou manuais.

GIBITECA: Acervo destinados a revistas em quadrinhos, HQ, Mangá, RPG, que é frequentado tanto por crianças e jovens. T, todos os livros são registrados, alguns chegam por meio de doação ou assinatura.

(FOTOS DA GIBITECA)

Memorial Monteiro Lobato: Espaço que conta com objetos pessoais utilizados por Lobato, alguns instrumentos de trabalho que ele utilizava na época, móveis de escritório que fizeram parte da decoração de sua casa, entre outros. Além disso, pelas paredes há toda sua história contada de forma cronológica e dinâmica.

(FOTO MEMORIAL)

Rua General Jardim, 485

Vila Buarque

01223-011 - São Paulo, SP

Tel.: 11 3256-4438 e 11 3256-4122

Horário: 2ª a 6ª feiras das 8h às 18h, sábados das 10h às 17h

Aos domingos das 10h às 14h

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (46.6 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com