TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O objetivo de uma dinâmica de grupo

Artigo: O objetivo de uma dinâmica de grupo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  Artigo  •  243 Palavras (1 Páginas)  •  374 Visualizações

As dinâmicas de grupo fazem parte de treinamentos e processos de seleção profissional da grande maioria das empresas na hora de avaliar os comportamentos e características dos candidatos. O objetivo é identificar uma amostra de comportamentos em determinada situação. A dinâmica de grupo permite que os candidatos se sintam mais a vontade pela interação com os demais participantes, por isso é muito utilizada e permitir que todos ajam de forma natural e espontânea.

É importante que a dinâmica tenha um objetivo claro ao ser utilizada, ou seja para detectar qual é a necessidade da empresa. Caso seja usada em treinamentos, é preciso definir as características que se quer avaliar, pois para cada objetivo, uma determinada dinâmica é indicada. Já para recrutamento e seleção, o objetivo da dinâmica é avaliar se os candidatos possuem o perfil comportamental compatível com o perfil da vaga.

O uso de dinâmicas como uma opção de ferramenta para seleção traz mais segurança e assertividade para a empresa na tomada de decisões, já que é possível analisar as competências comportamentais dos participantes. Além disso, permite ao candidato apresentar suas principais características e experienciar durante a dinâmica, diversas situações e relações que podem agregar em sua vivência profissional,durante uma dinâmica as pessoas deixam transparecer suas características pessoais, assim, é possível saber quem é empreendedor, metódico, ágil ou criativo. Também fica fácil notar quem tem dificuldades em liderança, comunicação, flexibilidade e trabalho em equipe, o que não é interessante para determinadas vagas e organizações

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com