TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PUBLICIDADE NAZISTA: UMA ANÁLISE SOBRE A PUBLICIDADE/PROPAGANDA UTILIZADA PARA ALAVANCAR A IDEOLOGIA NAZISTA DE HITLER

Por:   •  16/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.180 Palavras (9 Páginas)  •  587 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

PUBLICIDADE E PROPAGANDA

PUBLICIDADE NAZISTA: UMA ANÁLISE SOBRE A PUBLICIDADE/PROPAGANDA UTILIZADA PARA ALAVANCAR A IDEOLOGIA NAZISTA DE HITLER

Fernanda Saraiva

Fortaleza-CE

2015

Fernanda Saraiva

PUBLICIDADE NAZISTA: UMA ANÁLISE SOBRE A PUBLICIDADE/PROPAGANDA UTILIZADA PARA ALAVANCAR A IDEOLOGIA NAZISTA DE HITLER

Pré-projeto de Pesquisa em Comunicação apresentado na Faculdade 7 de Setembro, curso Comunicação Social, como requisito para a disciplina de TCC1.

Sugestão de Orientador (a): Nélson Campos

Fortaleza-CE

2015

SUMÁRIO

1. PROBLEMATIZAÇÃO......................................................................................

2. DESCRIÇÃO DO OBJETO...............................................................................

3. OBJETIVOS ....................................................................................................

3.1 GERAL .....................................................................................................

3.2 ESPECÍFICOS..........................................................................................

4. ABORDAGEM TEÓRICA

5. METODOLOGIA DA PESQUISA.....................................................................

REFERÊNCIAS ...................................................................................................

1. PROBLEMATIZAÇÃO

Em 1919, chegou ao fim a Primeira Guerra Mundial juntamente com a derrota da Alemanhã. Por conta disto o país foi humilhado e afundado em dívidas, e não somente isso, a Alemanha foi “devastada” em vários setores, como o econômico, social, cultural e etc. A derrota deixou um gosto muito amargo ao povo alemão fazendo com o ódio contra os outros países aumentassem e assim gerando a faísca para o começo do nazismo.

“A reorganização política da Alemanha após a Primeira Guerra ficou conhecida como a República de Weimar, cidade onde foi elaborada a constituição que deu as novas diretrizes políticas ao país. O Nazismo se articulou dentro da República de Weimar, junto com vários outros partidos e facções políticas e paramilitares que fizeram pressão contra o novo poder instituído. Dentre essas outras facções havia o movimento espartaquista, uma facção comunista influenciada pela Revolução Russa de 1917 e liderada por Rosa Luxemburgo. Do ponto de vista econômico, a República de Weimar conseguiu resultados satisfatórios entre os anos de 1924 e 1929, principalmente por conta de investimentos estrangeiros, sobretudo vindos dos Estados Unidos. Entretanto, com a Grande Depressão Americana, a Quebra da Bolsa de Valores de Nova Iorque em 1929, a economia alemã naufragou junto com a de seu principal investidor. Essa nova situação de declínio econômico favoreceu a radicalização das propostas do Nazismo.”

Graças ao acordo da Tríplice Aliança, Hitler que era Austríaco, participou da guerra como saldado lutando juntamente com o exército alemão contra os países inimigos em comum. Com o final da guerra, Hitler entrou para um grupo da classe média alemã entre outros membros, que tinha como base fazer com o que a Alemanha superasse a derrota da Primeira Guerra Mundial e fortalecer e exaltar a cultura, o poder e a superioridade alemã. Esse grupo acabou fundando o Partido Nazista. Esse partido foi o suporte político para a criação do que Hitler nomeou de Terceiro Reich.

Na década de 20, o partido nazista tentou dar um golpe político que acabou não dando certo e eles acabaram presos, entre os presos estava Hitler. Já na prisão, Hitler utilizou seu tempo de encarceramento para escrever o livro Minha Luta, onde nele continha seus pensamentos, valores e ideologia. Baseado no livro o Partido Nazista seguia seus passos e Hitler conseguia aos poucos escolher e eleger seus representantes no parlamento da República de Weimar e um tempo depois acabar conseguindo um alto cargo político no país, o de Chanceler.

Por conta de parlamento ter sofrido um incêndio criminoso em 1933, pelo qual quem levou a culpa foram os comunistas, o Partido Nazista passou a pedir para o presidente do país, maiores poderes para agir. Foi nesse ano então que se deu inicio a tirania nazista. Depois do falecimento do então presidente Hindenburg, em 1934, Hitler tomou seu lugar de poder e passou a se auto intitular de líder, de “fürer” do povo alemão.

Com Hitler no poder, sua ideologia da superioridade da raça ariana e do povo alemão, seu ódio pelos judeus e a ânsia por vingança pela derrota da Alemanha na guerra, foram passadas para o povo alemão que acabou em sua maioria tomando as palavras de Hitler como verdades absolutas e passaram a seguir fielmente seu Fürer.

. “O controle da população por meio da propaganda seria uma de suas principais ferramentas. O uso do rádio e do cinema foram decisivos neste processo para que as ideias nazistas fossem propagadas.”

Sob o tema: Publicidade Nazista: Uma análise sobre a publicidade/propaganda utilizada para alavancar a ideologia Nazista de Hitler, meu trabalho irá abordar uma análise sobre as peças publicitárias nazistas e saber como elas conseguiram alavancar o poder de persuasão do discurso nazista de Hitler?

2. DESCRIÇÃO DO OBJETO

"A propaganda política busca imbuir o povo, como um todo, com uma doutrina... A propaganda para o público em geral funciona a partir do ponto de vista de uma idéia, e o prepara para quando da vitória daquela opinião". Adolf Hitler escreveu tais palavras em 1926, em seu livro Mein Kampf , no qual defendia o uso de propaganda política para disseminar seu ideal de Nacional Socialismo que compreendia o racismo, o anti-semitismo e o anti bolchevismo.”

A publicidade e propaganda são ferramentas muito utilizadas para conseguir propagar uma mensagem, convencer e encantar as pessoas sobre determinada mensagem, produto ou serviço. No caso do nazismo, a publicidade/propaganda foi utilizada para convencer, propagar, exaltar e fortalecer a mensagem nazista.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)   pdf (168.4 Kb)   docx (26.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com