TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS ESTUDOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA

Por:   •  28/8/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  355 Palavras (2 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

ESTUDOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA

EDISON CARDOSO JÚNIOR - RA: 6914016512

O filme “O Quarto Poder” tem sua história baseada na influência que os meios de comunicação de massa exercem sobre os indivíduos pertencentes à sociedade. Durante o filme podemos perceber diversas situações nas quais a Teoria Hipodérmica tem relação direta, a partir do momento em que os personagens têm suas opiniões completamente modificadas segundo a manipulação que a mídia exerce em cima de cada fato relatado.

 No filme, Sam (John Travolta) tem sua primeira atitude de resolver um de seus problemas, que é a perda de seu emprego, baseado nos exemplos que ele visualizou em filmes. Isso acontece no momento em que ele acredita que só será ouvido se estiver com uma arma na mão, pois pensa que terá um maior poder de persuasão manipulando alguém pelo medo.

 Max Brackett (Dustin Hoffman) é um jornalista que se torna refém de Sam, e após isso decide aproveitar a oportunidade para criar um grande movimento midiático. Ele tem conhecimento de como os meios de comunicação podem ter poder sobre a opinião pública, decidindo então manipular os fatos de acordo com o que lhe é favorável.

 Então ele decide ajudar Sam, permitindo que ele dê uma entrevista, orientando-o sobre o que se deve e o que não se deve falar para que o público tenha uma opinião favorável a seu respeito. Sam age de acordo com as orientações de Max e o público em massa passa a apoiá-lo e compreendê-lo. Quando outras emissoras passam a denegrir a imagem de Sam, entra a principal característica teoria hipodérmica, pois o público reage igualmente, mas dessa vez condenando Sam. Max manipula entrevistas com pessoas relacionadas a Sam editando falas e cortando opiniões que divergissem da opinião dele.

 Visto isso podemos constatar que este filme mostra o público como uma massa absolutamente manipulável de acordo como a mídia decide mostrar o desenrolar dos fatos, o público reage até mesmo com publicidade sobre Sam, como mostra a cena em que são feitas camisas para apoiá-lo, ou seja, uma reação instantânea e sem qualquer resistência do receptor após receber a mensagem, reagindo feito verdadeiros “fantoches”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (56.8 Kb)   docx (18.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com