TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS FÓSSEIS E SUAS APLICAÇÕES METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

Dissertações: OS FÓSSEIS E SUAS APLICAÇÕES METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2015  •  7.610 Palavras (31 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 31

INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

OS FÓSSEIS E SUAS APLICAÇÕES

METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

Acadêmico:

David Alvarenga Nascimento

Prof.:

Área/Disciplina:

Vitória-ES, 20 de Abril de 2014

OS FÓSSEIS

Trabalho de Conclusão da Disciplina Fundamentos e Métodos do Ensino das Ciências da Terra, apresentado como parte das atividades desenvolvidas ao longo do Ciclo de aprendizagem, no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas.

Professor / Tutor: David Alvarenga Nascimento

Vitória - ES, 20 de abril de 2014.

SUMÁRIO

Introdução 3

1 PARTE 1 – OS FÓSSEIS 5

1.1 Capítulo 1 – A importância do estudo de Fósseis 5

1.1.1 Conceitos de Fósseis 5

1.1.2 Quando se começou a estudar os fósseis 5

1.1.3 Processos de Fossilização 6

1.1.4 Tipos de Fósseis 11

1.1.5 Fósseis Vivos 15

2 PARTE 2 – OS FÓSSEIS E O TEMPO GEOLÓGICO 19

2.1 Capítulo 2 – O estudo de fósseis para datação geológica 19

2.1.1 Datação Relativa 20

2.1.2 Datação Absoluta 22

3 PARTE 3 – PALEONTOLOGIA 26

3.1 Capítulo 3 – Os Fósseis e a Paleontologia 26

3.1.1 Importância da Paleontologia 26

3.1.2 Métodos Paleontológicos 26

4 PARTE 4 – FÓSSEIS E AS APLICAÇÕES METODOLÓGICAS 31

4.1 Capítulo 4 – Aplicação Metodológica para o ensino de Ciências 31

4.1.1 Formas didáticas para o Ensino com uso de Fósseis nas Ciências e na Geologia 31

4.1.2 Utilização dos fósseis como recurso didático-pedagógico em sala de aula 31

4.1.3 Métodos de se trabalhar Fósseis além da Sala de Aula 32

4.1.4 Atividades/Materiais Lúdicos e Didáticos para o estudo de Fósseis 34

Considerações finais 36

Referências Bibliográficas 37

INTRODUÇÃO

Os fósseis são a prova concreta da existência de determinados seres vivos no passado. São os restos e impressões deixadas em rochas em diversos locais. Estas impressões podem ser marcas, pegadas, rastros etc. Comparando-se um fóssil com os animais atuais é possível determinar uma série de comparações, que, somadas à outros estudos, nos permitem supor uma provável linha evolutiva dos grupos animais.

A correlação entre os fósseis e o estudo de padrões evolutivos é muito grande. Observando-se os fósseis dos organismos que viveram no passado, pode-se obter uma série de semelhanças e diferenças com organismos atuais. Isso nos permite analisar as modificações ocorridas nestes organismos, e assim, traçar padrões evolutivos.

Para que um organismo fossilize, são necessárias condições muito especiais. Logo que um animal morre, seus tecidos moles são logo decompostos, seja por ação de organismos decompositores, seja por animais que se alimentem destes tecidos. As partes duras também sofrem decomposição, mas em um ritmo mais lento. Por isso a maioria dos fósseis encontrados são referentes às partes duras dos animais, como por exemplo os ossos dos dinossauros. Entretanto, há casos em que o animal é preservado completamente, como os artrópodes envolvidos por âmbar, uma espécie de resina vegetal, que envolve o inseto e logo endurece, conservando o animal em seu interior. Outro caso incrível de conservação total é o dos mamutes das geleiras da Sibéria, cujo corpo foi conservado em meio ao gelo, em temperaturas baixíssimas. As extensas camadas de gelo que recobriram estes animais impediram que agentes externos decompossem seus tecidos.

Estes casos são muito raros. O normal é que apenas as partes duras dos animais sejam conservadas. Assim, ossos, conchas e carapaças são mais comumente encontrados. Assim mesmo, são necessárias condições especiais para que aconteça a fossilização. Em primeiro lugar, é necessário que a estrutura a ser fossilizada seja rapidamente soterrada por terrenos alcalinos e úmidos. Com este soterramento a estrutura ficaria protegida da ação dos decompositores, e com o tempo, a compactação e a pressão transformam este terreno em rocha sedimentar. Por isso que procuramos fósseis sempre em rochas sedimentares.

Estas condições especiais existiram no passado, no fundo de lagos e oceanos. Aliás, não apenas animais se fossilizam; fósseis de vegetais também são encontrados, permitindo-nos compreender como evoluiu este grupo de seres vivos. Apenas em poucos casos a estrutura é preservada intacta, sem sofrer nenhuma alteração. Na maioria das vezes, ocorrem processos que modificam a estrutura original, gerando fósseis com uma constituição química diferente do organismo original.

Com vista nesse magno assunto “Os Fósseis”, seus processos corelacionados e a aplicação dos estudos destes em salas de aula, versaremos neste trabalho de TCD de forma, abrangente em determinados assuntos, e ora mais resumida, mas entendível, em outros.

1. OS FÓSSEIS

"Que era, então, a vida? Era calor, o calor produzido pela instabilidade preservadora da forma; era uma febre da matéria, que acompanhava o processo incessante de composição e reconstituição de moléculas, insubsistentes pela complicação e pela engenhosidade."

Thomas Mann

...

Baixar como (para membros premium)  txt (56 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com