TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS VOLUNTÁRIOS QUE DÃO VIDA AO INSTITUTO DO CÂNCER INFANTIL

Por:   •  10/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  806 Palavras (4 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Reportagem feita por: Isabella Britto Schmitt.

06 de novembro de 2018.

OS VOLUNTÁRIOS QUE DÃO VIDA AO INSTITUTO DO CÂNCER INFANTIL

[pic 2]

Foto retirada do: Consumidor RS

O Instituto do Câncer Infantil, atua no apoio e auxílio a famílias com crianças e adolescentes que estejam em tratamento do câncer ou que necessitem desse intermédio para o início deste. Para dar o devido suporte a pacientes e famílias que chegam de todos os cantos do estado, a equipe de voluntários se torna uma parte vital desse organismo que tem como objetivo ajudar e deixar essa fase o mais leve e tranquila possível para todos. Os voluntários se dividem nos mais diversos ambientes dentro da Instituição Sede e nos hospitais que oferecem apoio ao tratamento do câncer infantil.

Esse trabalho que os voluntários fazem além de contribuir para os pequenos que estão em tratamento, enriquece e faz com que a ação seja ainda mais gratificante para eles. Como toda boa causa deveria ser composta e isenta de qualquer sub interesse por parte de quem pratica, pois se acredita que se há benefício para quem realiza deixa de ser uma boa ação livre de interesses secundários, notamos que é praticamente impossível algo que façamos nos dias atuais não tenha algum tipo benefício ou interesse. E é  que os voluntários mesmo sem notar acabam por receber muito mais do que doam: "Tenho certeza que desde que comecei lá nas doações de sangue e plaquetas, e já se vão muitos anos, mais eu recebi do que doei.", André Stein é voluntário na recreação do Instituto do Câncer.

Isabel é uma das coordenadoras dos voluntários na recreação do Instituto do Câncer Infantil, o trabalho que consiste em dividir e dar apoio aos voluntários que necessitam de algum suporte durante seu período ali na recreação, vê os voluntários dali e de outras instituições como pessoas de tamanha empatia para lidar de forma tão carinhosa com quem necessita de ajuda: “Vejo o trabalho voluntário como uma forma de encarar a vida, de perceber a necessidade do outro. Cada vez mais o voluntariado é uma via de mão dupla, generosidade, doação e também gratificação. ”

Se dedicar a uma causa, doar seu tempo para trazer mais vida para as crianças contagia, cativa e te faz a cada dia de voluntariado a fazer mais pela causa. Esse trabalho que se torna o trabalho mais gostoso de ser realizado, cativa a todos não importa a idade, como no caso do Guilherme Deble, que aos 15 anos começou seu trabalho voluntário na recreação: “Comecei meu trabalho voluntário quando fazia pouco tempo que a Sede atual do ICI tinha sido inaugurada. Ali eu recebo toda quarta-feira um carinho muito grande das pessoas, isso é o que me faz mover o meu trabalho, a cada eu te amo, a cada carinho, gesto. ”

As crianças são capazes de te contagiar, na grande parte do tempo chegam a ter mais energias que os próprios voluntariados, elas encantam e acaba que em meio a um jogo e uma brincadeira, naquele espaço de tempo elas interagem sem lembrar da doença que acompanha elas, naquele espaço ali elas são apenas crianças brincando, rindo, encantando a todos com a forma leve que lidam com o câncer. Pietra, que é voluntária e faz de tudo para conciliar a função no ICI com a faculdade de nutrição na PUCRS, comenta algo que é todos os voluntários concordam aos já seu primeiro dia na experiência: “O trabalho voluntário me levou a refletir sobre diversos aspectos, o quanto as vezes eu ando me arrastando e essas crianças que estão nessa batalha contra o câncer tem muito mais vida do que eu! ”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (271.7 Kb)   docx (163 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com