TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Opressão Cultural e Preconceito no Oriente

Por:   •  25/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  393 Palavras (2 Páginas)  •  97 Visualizações

Página 1 de 2

ALUNO: MANUE LINS

CURSO: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

MATRICULA: 65166510

O oriente

O oriente tem um processo de construção social onde a religião foi um dos mais importantes "cimentos" dessa construção. Nessa construção o islamismo tornou-se o pilar de tudo e tudo o mais vem "colado" nele. A história de Maomé e suas guerras de conquista (começando com Meca) nos possibilita compreender essas estranhas culturas (para nossos olhos ocidentais). Nos países em que o Islã é esse pilar social estranho é não ver a religião dominar tudo! Estranho é ver ou mesmo admitir comportamentos estranhos aos seus costumes ou religiões que não seja a islâmica. O ocidente com sua separação entre ESTADO e RELIGIÃO (até mesmo no Brasil vimos quando a fé católica foi separada dos assuntos do ESTADO em janeiro de 1890) nos faz sentir incomodados com países com esses pensamentos mas lá isso é algo cultural. O Brasil com todo o seu atraso fez essa separação de forma bem clara e creio que na época foi preciso "braço forte" para impor essa questão. O que falta hoje como já dito acima em outras postagens são leis fortes que punam com rigor os infratores (aliás no Brasil faltam punições rigorosas para tudo).

No Afeganistão, como se diz no jargão popular "o buraco é mais embaixo". Todas as questões por lá estão para muito além da religião. O que há por lá é uma disputa de poder que está muita ligada às grandes potencias mundiais. Onde há crises religiosas, sempre há interesses no mínimo obscuros. Mas sim, a questão da intolerância religiosa não é uma peculiaridade do Brasil, acontece em muitas partes do mundo.

A exemplificação que você citou reflete a intolerância como uma herança histórica brasileira até os dias de hoje. Lembrei do caso de uma menina carioca praticante do candomblé que, em junho de 2015, foi ferida com pedradas, e seus acompanhantes, alvos de provocações e xingamentos. Desde a colonização portuguesa, que buscou, por sua vez, catequizar os nativos de acordo com a religião europeia da época por meio da doutrinação, ainda se observa uma repressão religiosa oriunda de séculos de opressão cultural e preconceito Não concordo totalmente com o seu apontamento, acredito que isso seja um problema global, e não brasileiro. Podemos vê como um processo de intolerância religiosa o acontecimento atual no Afeganistão, onde os Talibãs impõem uma interpretação radical das leis islâmicas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (38.5 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com