TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Orgulho e arrogância

Por:   •  28/4/2016  •  Dissertação  •  270 Palavras (2 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 2

                                            Orgulho e Arrogância

 Orgulho: com origem no termo catalão orgull, que seria uma característica de alguém que possui um conceito exagerado de si próprio. Dependendo do contexto, a palavra orgulho pode ter uma conotação positiva ou negativa, é um termo insultuoso quando relacionado a um sentimento excessivo de contentamento que uma pessoa tem a respeito de si mesma, podendo até mesmo revelar desprezo em relação a outra pessoa. O orgulho também pode ser um ponto positivo, ele é inerente ao ser humano que almeja ser vencedor quando se refere a dignidade de uma pessoa ou ao sentimento positivo em relação a outro indivíduo

 Arrogância: o termo se originou a partir do latim adrogare, que significa “para exigir”, ou seja, utilizado para definir a personalidade de alguém que se acha no direito de exigir um reconhecimento do mundo que, na realidade, não merece. Uma pessoa arrogante tem a convicção de que é expert em vários assuntos e por isso, não possui o interesse em ouvir outras opiniões.

Orgulho e arrogância - Exemplo: Todos sabem como é bom quando o professor aprova o trabalho que todos os membros de um grupo trabalharam duro após muitas semanas ou mesmo meses; os alunos se sentem muito orgulhosos do que fizeram juntos. Mas, todos esses sentimentos podem ir rapidamente por água abaixo, se houver apenas um indivíduo na equipe que, cheio de arrogância, dizer ao seu professor que grande trabalho ele fez. Dois estados emocionais diferentes divididos por uma linha bem tênue. O orgulho é o sentimento de superioridade e a arrogância é uma das manifestações desse traço moral. A personalidade arrogante supervaloriza seu próprio eu.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (94.2 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com