TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Métodos de Criptografia

Por:   •  21/8/2015  •  Dissertação  •  396 Palavras (2 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 2

MÉTODOS DE CRIPTOGRAFIA

1.INTRODUÇÃO:

       A criptografia é a ciência que oculta o significado de uma mensagem confidencial, tornando a informação em algo ilegível ou aparentemente sem valor, assim dificultará o acesso a informação por outros usuários, por isso a chave de decriptação é uma forma de tornar esta informação legível novamente. Esse método começou a ser pensado e utilizado na guerra, para comunicar estratégias de movimentação a tropas distantes, espionagens, entre outros. Por isso quem primeiro estudou técnicas de criptografia foram os militares, governos e instituições de pesquisas secretas. Atualmente com o avanço da tecnologia, na era da internet a criptografia tem um papel central, porque viabiliza comunicação segura, capaz de protegera informação e de promover segurança aos dados armazenados e transmitidos pelas organizações através do mundo. Criptografia é um assunto muito vasto, fascinante e com muitos desdobramentos tecnológicos.

  1. CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES:

    O método de criptografia mais antigo é o código de César, por que seu funcionamento é bem simples, no qual deslocava as letras do alfabeto de acordo com a chave, pois eram feitos em pulos, como por exemplo: “A” se tornava em “D” ou “B” em “E” usando a chave três que dava três pulos:

[pic 1]

 

 Este exemplo mostra claramente, o método de César, movendo cada letra do alfabeto um número de vezes fixo abaixo no alfabeto. Este exemplo está com ima troca de três.

1.2.SITUAÇÃO ATUAL:

Com o avanço da tecnologia da informação, a questão da privacidade, anonimato e segurança de transmissão de dados aumentou a importância da criptografia. O seu impacto na esfera social, econômica e cultural, tem dado situação sem precedentes. Atualmente a criptografia é usada como uma técnica de transformação de dados, segundo um código, ou algoritmo, para que eles se tornem ininteligíveis, a não ser para quem possui a chave do código. Além dos avanços da criptografia, a criptoanálise se desenvolveu muito com os esforços de se descobrir padrões e chaves, além da diversidade dos canais de propagação das mensagens criptografadas. Desses esforços, surgiram diversos tipos de criptografia, tais como por chave simétrica, por chave assimétrica, por hash e até a chamada criptografia quântica, que se encontra, hoje, em desenvolvimento. Atualmente, a criptografia é amplamente utilizada na WEB, em segurança a fim de autenticas os usuários pra lhe fornecer acesso na proteção de transações e em comunicação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (88.6 Kb)   docx (45.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com