TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Comunicação

Por:   •  18/6/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.587 Palavras (7 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

O presente estudo apresenta um plano de comunicação sobre a importância do (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) ENADE para a instituição de ensino Estácio de Teresina, para os cursos ofertados pela mesma e alunos.

Este trabalho visa descrever como o ENADE é importante para a Educação, pois é através deste exame que se pretende melhorar o ensino do país. Como objetivo geral, temos: Conscientizar os alunos sobre a importância do ENADE. Os objetivos específicos são: Usar as redes sociais como ferramenta de divulgação deste exame; Utilizar da mídia indoor como instrumento de apoio na disseminação desta campanha; Buscar atingir o público-alvo por meio deste plano de comunicação.

A partir disso buscamos fazer um levantamento sobre quais os meios de comunicação mais utilizados pelo target e assim ter mais eficácia nas ações que serão utilizadas.

Descrição

Conjunto de atividades e ferramentas desenvolvidas para divulgar institucionalmente o Enade 2018, como a aproximação e conhecimento dos alunos sobre o mesmo, na faculdade Estácio Teresina no período letivo, segundo semestre.

Objetivo

Aproximar o Enade 2018 com seu público de interesse levando a este o conhecimento sobre as atividades que serão realizadas e a importância que é realizar essa atividade de encerramento da vida acadêmica dos alunos da faculdade.

Público-alvo

Todos os alunos elegíveis que estão estudando na instituição Faculdade Estácio Teresina.

PLANO DE COMUNICAÇÃO ENADE 2018

Um plano de comunicação bem elaborado traz quatro pilares para seu desenvolvimento são eles, objetivos; metas; estratégias e controle. O plano de comunicação para (ACKOFF, 1982 p. 02). “é algo que fazemos antes de agir, isto é, antes da tomada de decisão. É um processo de decidir, antes que requeira uma ação”.

De acordo com Brochand (1999), os objetivos de comunicação tem como finalidade, organizar e transmitir informação, facilitando na escolha do método que deve ser utilizado, fornecendo um critério para as decisões a serem tomadas e permitindo assim, avaliação dos resultados de comunicação.

O planejamento é a parte que inicia qualquer projeto que vise o êxito. Sendo assim, quando se fala sobre uma campanha publicitária institucional, não poderia ser diferente. Para Corrêa (1986, p. 95) “O planejamento é um sistema de trabalho, e a previsibilidade do que irá acontecer, é uma das tarefas mais difíceis que existe no mundo empresarial”.

 Ainda para Corrêa (1986, p. 98):

Planejamento de comunicação trata-se de um processo administrativo e sistemático, com a finalidade de coordenar os objetivos, estratégias e as diversas fases de uma campanha de propaganda, promoção de vendas ou relações públicas, com os estipulados pelo marketing, procurando atingir o máximo de retorno sobre o investimento realizado.

Diante do exposto, torna-se viável e possível a execução de uma campanha institucional sobre a importância do ENADE, pois tem o intuito de atingir o máximo de alunos da instituição.

A respeito das estratégias de comunicação no meio profissional e de mercado, a comunicação abrange os mais diversos segmentos e em especial o da Publicidade, Jornalismo e Marketing, que são as áreas que trabalham mais diretamente com esta ferramenta, a mesma se tornou indispensável em todos os aspectos e mais ainda, quando se trata de negócios.

Segundo Sant’Anna (2006, p.2):

Comunicação é, pois, o processo de transmitir ideias entre indivíduos. Para os seres humanos, o processo não é só fundamental como vital. É fundamental, na medida em que toda a sociedade humana --- da primitiva à moderna — baseia-se na capacidade do homem de transmitir suas intenções, desejos, conhecimentos e experiência, de pessoa para pessoa.

Diante do exposto, percebe-se que a comunicação é essencial na vida de todos, e para as empresas isso não é diferente, pois é através dela que as grandes instituições enfrentam batalhas diárias para vencer a concorrência e atingir o público alvo.

O último pilar a ser abordado nesta fase de planejamento é o controle que segundo Kotler (2003) a empresa deve acompanhar e rever o desenvolvimento do que foi planejado. Se não estiver de acordo com o que foi elaborado, a empresa deve retornar aos pilares iniciais da campanha.

Estratégias e justificativa das ferramentas

A estratégia de comunicação traça a definição de mensagens e meios, que irão ser utilizados com intuito de sensibilizar e motivar uma ação do target. Cada público exige uma segmentação diferente, ou seja, uma estratégia de comunicação especifica.

Nesse caso, foi recebido um briefing da instituição que as mídias deveriam ter baixo custo, entretanto essas mídias deveriam ter resultados satisfatórios para instituição, como estratégia de comunicação foram utilizadas as ferramentas:

  • Marketing digital com foco nas redes sociais
  • Mídias indoor para banheiros

As estratégias escolhidas se adequam a realidade do cliente, já que conta com pouca verba, por isso o marketing digital proporciona uma ligação direta com alunos.

 Segundo Kotler (2009, p. 365):

[...] O marketing online apresenta pelo menos quatro grandes vantagens. Primeiro, tanto as grandes como as pequenas empresas podem enfrentar seus custos. Segundo, não há limite real de espaço para a propaganda, sem contraste com as mídias impressas, o radio e a televisão. Terceiro o acesso e a recuperação das informações são rápidos, comparados com o correio noturno e até mesmo o fax. Quarto, a compra pode ser feita com privacidade e rapidez [...].

Diante do exposto, fica visível que a internet abriu um leque de oportunidades para quem quiser anunciar online, com preços acessíveis, pequenas empresas que podem concorrer de igual para igual com grandes empresas. Já existem mecanismos capazes de selecionar e filtrar quem vai receber e mensagem.

Plano de Mídia

O plano de mídia é primordial para qualquer campanha publicitária, visto que o termo mídia possui alguns significados e engloba todos os canais da comunicação por meio dos quais se propaga as notícias, conteúdos, mensagens publicitárias, dentre outras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (134.5 Kb)   docx (22.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com