TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo de comunicação no ambiente organizacional

Projeto de pesquisa: Processo de comunicação no ambiente organizacional. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.047 Palavras (5 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO......................................................................................................3

2 DESENVOLVIMENTO...........................................................................................4

3 CONCLUSÃO........................................................................................................6

REFERÊNCIAS...........................................................................................................7

1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho, apresentarei a importância que o processo de comunicação possui no ambiente organizacional. A grande relevância que o tema possui, pois trata da transmissão e recepção de informações, mensagens e idéias de uma pessoa ou instituição para outros, o que deve ser feito da melhor maneira possível, para que possa entendido por todos.

Com isso, podemos observar que as organizações utilizam e cada vez, dão maior importância às técnicas e ferramentas gerenciais de comunicação. Os meios utilizados variam e evoluem conforme o tempo passa. Os meios utilizados vão desde informativos para o público interno, como também a utilização de diversas ferramentas de comunicação voltadas para o público externo de uma organização. Abordaremos ferramentas de gestão indicadas para implementar e padronizar atividades de comunicação em uma organização e também argumentar sobre a importância da processo de comunicação nas relações interpessoais, tanto de indivíduos internos, como também externos de uma Organização.

.

2 DESENVOLVIMENTO

Em uma organização, a comunicação atua como um processo que busca transmitir uma informação a outras pessoas, tornando esta informação comum a todos. Esse processo tem a importância de buscar alinhar o pensamento do público interno e externo, em relação aos objetivos estratégicos organizacionais. Quando analisamos o texto “Relatos Diferentes, uma narrativa, podemos observar que na empresa Braskem há uma relação próxima entre a equipe de comunicação e demais áreas da organização. Na realização do processo de comunicação entre investidores, o presidente, membros da diretoria e investidores, se reúnem para alinhar as principais idéias e reforçar outros itens importantes.

O presidente da empresa se reúne com o diretor de comunicações para alinhar as idéias de diversos setores na mesma direção, onde depois de serem aprovados, são posteriormente publicados em boletins informativos e revistas. A Braskem tem um processo de comunicação, onde várias pessoas de diversos setores participam. Quando se analisa a empresa, nota-se que os problemas com relação às comunicações estão ligados aos sistemas de comunicação não tão bem definidos e partir disso, os líderes procuram ouvir o máximo de idéias. Para que a comunicação funcione corretamente entre todas as partes.

Segundo (CHIAVENATO, 2006, P.181), “a organização precisa coletar e processar uma enorme variedade de informações e processar uma enorme variedade de informações para permitir a escolha de alternativas”.

Assim a Braskem aplica uma forma de comunicação onde diversas áreas participam, mantendo relação próxima com todos os setores da organização. Suas metas de comunicação estão alinhadas para várias frentes, buscando difundir valores como eficiência, inovação e sustentabilidade.

Na companhia de energia elétrica, CPFL, os processos de comunicação funcionam da seguinte maneira: o presidente envia mensagens aos clientes através da própria conta de luz e também dá atenção especial à imprensa local e regional através de seus gerentes de operações. A empresa desenvolve um trabalho de posicionamento baseado na missão, visão, princípios e cultura d organização, alinhando além da condução dos negócios, a maneira de comunicar.

2.1 IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL DENTRO DAS ORGANIZAÇÕES

A comunicação compõe um processo de diálogo, onde ocorre a interação entre indivíduos, em que mensagens, idéias, valores e diversas culturas circulam entre emissores e receptores, sendo muito importante para a construção e fortalecimento de relações entre diferentes membros da sociedade.

Neste sentido, é importante observar que:

A comunicação, expressão da competência mental chamada linguagem, é a capacidade de um ser humano se fazer compreender por outro ser humano e é por meio desse processo de compreensão mútua entre pessoas que os vínculos sociais são criados e a cultura é preservada ou modificada (VILALBA, 2006 apud PAGNAN, 2014, P.37).

Em uma organização, essa interação entre os diversos e diferentes indivíduos da sociedade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com