TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RIO PURGATÓRIO DA BELEZA E DO CAOS

Por:   •  1/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.160 Palavras (5 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 5

CAMILA DA MOTA CAVALHEIRO

PURGATÓRIO DA BELEZA E DO CAOS

Trabalho apresentado ao Professor Sady Bianchin como requisito parcial para aprovação na disciplina Cultura, Memória e Sociedade.

Rio de janeiro

25 de Junho de 2014

      Entre os encantos Naturais e Culturais que rodeiam o Rio de Janeiro destaco os principais como o morro do Corcovado com o Cristo Redentor, o morro do Pão de Açúcar com o seu famoso bondinho, o parque nacional da Floresta da Tijuca, o Jardim Botânico que cuida e preserva a diversidade da flora brasileira e estrangeira e sua biblioteca especializada em botânica, o Arcos da Lapa construído durante o período colonial, o Sambódromo da Marquês de Sapucaí local para a exibição do tradicional espetáculo do desfile das escolas de samba onde acontece o Carnaval, o Estádio Jornalista Mário Filho mais conhecido como Maracanã  palco de grandes momentos do futebol brasileiro e mundial, a beleza das praias em ênfase Copacabana, famosa no mundo inteiro apelidada pela população de Princesinha do Mar.

     A cidade maravilhosa, como é conhecida mundialmente, chega aos seus 450 anos como um dos mais belos cartões postais do Brasil. Impressionando brasileiros e estrangeiros por suas peculiaridades.  A capital, tem fortalecido seu potencial para sediar grandes eventos internacionais como Rio+20 a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Copa das Confederações, a Jornada Mundial da Juventude, foi sede da abertura da Copa do Mundo e em alguns meses o Rio será protagonista das Olimpíadas e Paraolimpíadas que receberá atletas de 205 países, além das delegações desses países e dos turistas brasileiros e estrangeiros que passarão durante os 17 dias do evento.

      Por outro lado essa mesma cidade tão bonita vive a truculências de ações de militares em favelas em processo de "pacificação". Sem dizer nas diversas obras se instaurou pela cidade e que parecem intermináveis, além de modificar em curto prazo a arquitetura e as principais vias, não estão dando conta do impacto que essas mudanças estão causando. Encontrar soluções para a crise da mobilidade urbana é um dos principais desafios para o poder público. As pessoas estão tendo que mudar a sua rotina de vida tendo que acordar mais cedo para poder chegar no horário no trabalho, devido as horas perdidas no engarrafamento que acontece atualmente no horário da manhã, no horário do almoço e na saída e entrada das escolas, fazendo com que os mesmos já cheguem estressados e sem paciência âmbito do trabalho. Esses engarrafamentos também trazem oportunidades para assaltantes que se aproveitam do trânsito lento para praticar pequenos furtos, assaltos e muitas das vezes mesmo sem reagir o assaltante dispara um tiro na vítima gerando mais do que violência, gerando uma relação de ódio.

       A violência política também é alvo de grande preocupação e afeta diretamente o bem-estar dos cidadãos brasileiros quando diminui os investimentos públicos na saúde, na educação, em infraestrutura, segurança, habitação, entre outros direitos essenciais à vida, e fere criminalmente a Constituição quando amplia a exclusão social e a desigualdade econômica.

      De qualquer modo a corrupção é um dos grandes males que afetam o poder público, e também pode ser apontada como uma das causas decisivas da pobreza das cidades e do país.

      A corrupção corrói a dignidade do cidadão, contamina os indivíduos, deteriora o convívio social, arruína os serviços públicos e compromete a vida das gerações atuais e futuras. O desvio de recursos públicos não só prejudica os serviços urbanos, como leva ao abandono obras indispensáveis as cidade. Ao mesmo tempo, atrai a ganância e estimula a formação de quadrilhas que podem evoluir para o crime organizado e o tráfico de drogas e armas. Um tipo de delito que atrai o outro, e quase sempre estão associados. Além disso, investidores sérios afastam-se das cidades onde vigoram práticas de corrupção e descontrole administrativo o exemplo claro está acontecendo com uma das empresas mais importantes do nosso país a Petrobrás que já foi considerada uma das instituições mais respeitadas para se investir e que atualmente foi rebaixada perdendo o seu grau de investimento e alcançando o pior desempenho do Ibovespa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (76 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com