TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Radio no Brasil

Por:   •  4/5/2015  •  Abstract  •  1.051 Palavras (5 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

FACULDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL DE ANÁPOLIS

Curso de Publicidade e Propaganda

Prof.: Antônio Dirceu

Linguagem e produção de Rádio

Resenha

Alunos: Ana Cléia Nogueira de Oliveira RA: 6451288059

Bruna Kran Gobo RA: 2485803130

Carlos Procópio Neto RA: 7635709650

Felipe Vidal Gomes RA: 6248226872

Gabriela Assunção Oliveira RA: 6248226836

Leonardo Teixeira RA: 6448310334

ANÁPOLIS-GO

2015

“O GRANDE SHOW DAS ONDAS DE RÁDIO”

  • História do radio

O rádio em nossos dias de hoje, tornou-se um meio de comunicação favorável, desde o momento que se é usado como um veículo de informação ou entretenimento, onde o ouvinte pode ouvir desde suas músicas prediletas, até informações sobre esporte, educação, enfim, hoje se pode escolher o que quer ouvir de acordo com o gosto de cada público.

Embora para chegar ao show que se tornou no século XXI, foi necessário um  desenvolvimento da radiofusão, muitas mentes brilhantes pensaram e colocaram sua criatividade em prática para que houvesse a transmissão sem fios, de sons á distância, utilizar esses avanços técnicos em um meio de comunicação de massa, para que hoje representasse um marco na história da comunicação.

No século XIX em 1753, Benjamim Franklin, propôs o uso da eletricidade a transmissão de mensagens á distância. Já o dinamarquês Haris Christian Oirsted, em 1819, comprovou que a eletricidade e o magnetismo se relacionam. Joseph Henry e o Britânico Michael Faraday provaram matematicamente a existência dos campos eletromagnéticos, e com base nessas ideias, surgiu o telégrafo e o telefone. Quem desenvolveu o telégrafo- telegrafia com fios foi o norte-americano Samuel Morse, que enviou a primeira mensagem a distância, onde então o chamado código Morse, foi o primeiro sistema de comunicação que obteve sucesso no mundo em 1832 e 1837.

Em 1863 o professor de física James Clerck Maxwell, descobriu teoricamente falando a existência das ondas de eletromagnéticas. E em 1873 ele sugestionou que o eletromagnetismo poderia atravessar o espaço na forma de ondas. Após 14 anos, em 1887, foi testada e aprovada a teoria de Maxwell, pelo alemão Heinrich Rudolf hertz, transmitindo e recebendo as ondas eletromagnéticas, onde passaram a ser chamadas de hertizianas definidas em frequência e amplitude. E em 1876, Alexander Graham Bell desenvolveu a telegrafia com fios.

Em 1894, o britânico Oliver Lodge mostrou publicamente a possibilidade de transmitir e receber ondas eletromagnéticas, onde foi importante pra desenvolver a radiotelegrafia.

  Mas todo o crédito dessas grandes criações e desenvolvimentos foi atribuído ao italiano Guglielmo Marconi, um industrial astuto e empreendedor, pois foi quem aprimorou e desenvolveu os mais novos e potentes equipamentos para o sistema de comunicação sem fio a base de bobina e centelhador, e foi considerado o inventor do radio por volta de 1837. Em 1896 ampliou na Grã-Bretanha, o raio de ação dos aparelhos, onde realizou a primeira demonstração pública confirmada da radiotelegrafia. Ele obteve um patente ao telegrafo sem fio. Em 1901 enviou o primeiro sinal radiotelegráfico.

O Padre Roberto Landell de Moura, em 1893 obteve as suas primeiras experiências com a transmissão de sons, sem fio, por meio das ondas eletromagnéticas.

Em 1906, houve a primeira transmissão de som sem fios, onde Reginald Fessendem e Ernest Alexanderson obteve essa experiência.

Em 1916, David Sarnoff, concebeu um plano de desenvolvimento que poderia converter a radio em meio de entretenimento domestico, por meio da transmissão sem fios, tendo a possibilidade de transformar radio em um meio de comunicação massiva.

Em 1923 ate o inicio da década de 30 as emissoras foram surgindo-nos diversos e em 11 de junho de 1931, em São Paulo a radio Record foi idealizada como empresa em busca de lucro.

Estados brasileiros. Em 1932 a publicidade foi regulamentada, onde deu inicio a uma nova fase na historia da radiofusão sonora no país, a indústria e o comercio ganharam um veículo para atingir a população, inclusive os analfabetos. Os produtores faziam a mixagem ao “vivo” de um estudio para o outro. Nessa mesma época  foram instaladas salas de “ruidos” ( noise rooms) , com grandes mesas hidráulicas dotadas de seis superficies distintas, onde se criavam diferentes efeitos sonoros. A américa inventou a radionovela, onde recebeu um nome em inglês que era soap opera (Opera do sabão), por ser transmitido pela manhã na rede NBC e ser patrocinado pelo sabão em pó Super. Suds da Colgate-Palmolive.  No final da década e 30, o almirante Henrique Foreis Domingues começou a organizar e preparar o radio nos anos 40, com musica e texto, onde era feito os roteiros que era a base de tudo para um bom programa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (141.7 Kb)   docx (21 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com