TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Aula Prática Bioquímica

Por:   •  2/5/2023  •  Dissertação  •  1.053 Palavras (5 Páginas)  •  48 Visualizações

Página 1 de 5

CENTRO UNIVERSÍTÁRIO MAURÍCIO DE NASSAU- UNINASSAU CARUARU

CURSOS DE SAÚDE

DISCIPLINA DE MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA

Gabriel José Alves de Albuquerque – 01570271

Karina Carla Da Silva – 01588814

Vitória Alves de Oliveira – 01542191

Weslley Lucas Silva Gonçalves – 01565552

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA

CARUARU

2023

SUMÁRIO

1 Introdução .........................................................................................................3

2 Objetivo ……………………………………………………………………………….3

3 Metodologia........................................................................................................4

3.1 Reagentes e materiais…………………………………………………….4

3.2 Procedimento experimental………………………………………………4

4 Resultados e Discussão.....................................................................................x

5 Conclusão .........................................................................................................x

6 Referências. ......................................................................................................x

1 INTRODUÇÃO

É um passo muito importante na caracterização preliminar e classificação das bactérias. Afinal, esse método de coloração permite que as bactérias sejam visualizadas ao microscópio óptico, pois sem a coloração seria impossível observá-las, identificar sua estrutura e classificá-las.

A coloração de Gram recebeu o nome do patologista dinamarquês Hans Christian Joachim Gram, que fez a descoberta em 1884 e, aliás, ainda é o método mais utilizado em análises clínicas e laboratórios de microbiologia. Pela coloração, dois grandes grupos de bactérias podem ser identificados e diferenciados, tanto bactérias Gram-positivas, que aparecem em azul porque não descolorem com o álcool devido às suas paredes celulares mais espessas e poros contraídos que sobem quando expostas ao Lugol; ou Gram-negativas, visualizada em cor rosa/roxo devido à descoloração por álcool e safranina ou fucsina.

Esse processo é divido 4 etapas: aplicação do cristal violeta, aplicação mordente Iodo/Lugol, aplicação do álcool para descoloração e aplicação do corante fucsina/Safranina, que serão explicadas ao decorrer do relatório.

2 OBJETIVO

Diferenciar as bactérias de acordo com a morfologia, arranjo e o seu gram diante da exposição em corantes.

3 METODOLOGIA

  • 3.1 Reagentes e Materiais

Foram utilizados os seguintes materiais para a prática realizada:

Lâminas de laboratório 

Bico de Bunsen

Alças

Meio de cultura 

Soro fisiológico 

Corante cristal violeta 

Mordente ( iodo)

Agente descolorante 

Safranina

  • 3.2 Procedimento experimental

Antes de iniciar o procedimento, foi realizada a profilaxia com a utilização das EPI's para evitar a contaminação do ambiente estéril e separados os materiais e equipamentos para a realização da técnica da coloração de Gram.

Em sequência, foi feita a coleta das bactérias que já foram isoladas na placa no seu meio de cultura, que mantém condições para manter e cultivar as bactérias.

Desempenhou-se inicialmente a aproximação dos materiais perto do Bico de Bunsen para garantir a biossegurança, realizando com proteção a prática e foi retirada a alça do meio que estava inserida de forma lenta para não obter possíveis contaminações. Logo após, a placa foi semiaberta para a retirada da bactéria com o auxílio da alça, que facilitou a inoculação sem danificar a superfície do meio de cultura e eliminando assim o risco de contaminação cruzada, recolhida uma amostra de estria, apenas de uma colônia de bactérias, posteriormente colocada na lâmina de vidro, de forma que a preencha completamente e em sequência foi adicionado uma gota de soro fisiológico para diluir espalhando pela lâmina, até sair os grumos e realizar o esfregaço, de maneira que a amostra estivesse homogênea, evitando sobreposição para identificar as bactérias, quando finalizada recolheu a alça responsável pela coleta das bactérias, inserimos no meio que estava anteriormente e descartamos no lixo.

A lâmina foi aquecida de forma rápida na chama do Bico de Bunsen e intercalando um tempo com o intuito de esfriar para que não danificasse, fixando assim, o material até sua secagem para não ser retirado.

Antes de proceder com as próximas etapas da prática, foram necessários os seguintes cuidados para não degradar-se no procedimento:

Não encostar na pia na hora de realizar a aplicação dos materiais, ser feita a aplicação na parte interior próximo da torneira, de forma que esteja semi-aberta e ter o cuidado devido com a lâmina para passar o tempo determinado para prosseguir processo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (95 Kb)   docx (199.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com