TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica - "Menina dos Olhos"

Por:   •  7/6/2016  •  Resenha  •  705 Palavras (3 Páginas)  •  1.410 Visualizações

Página 1 de 3

Aluna: Mariana Leite

Disciplina: Teoria e Técnicas de Relações Públicas

Professora: Patrícia Salvatori

Resenha crítica do filme “Menina dos Olhos”

(relação do enredo com a profissão das Relações Públicas)

Analisando o filme “Menina dos Olhos”, de Kevin Smith, é possível perceber a presença marcante da profissão do relações públicas. O protagonista, Ollie Trinke, exerce a profissão de publicitário musical – apesar do nome, o cargo ocupado por ele, enquadra-se dentro das funções que um RP pode ter. Ollie é responsável por lidar com a imprensa e mídia (assessor de imprensa) e também tem o papel de porta voz de sua empresa, dando comunicados e apresentando eventos.

Em uma das cenas iniciais, Ollie aparece conversando com seu funcionário sobre uma nota à imprensa referente à Madonna. Esse trabalho corriqueiro de assessoria de imprensa é comumente exercido no âmbito da profissão dos relações públicas. O papel de assessor de imprensa pode ser assumido por qualquer profissional da comunicação, preferencialmente relações públicas ou jornalistas.

Um dos desafios frequentes para a personagem principal é o fato de esta necessitar conciliar sua vida pessoal com a carreira das RP. Durante o filme, nota-se que ele está sempre sem tempo, com muito trabalho - apresentando uma rotina corrida e incerta. Podemos relacionar esse estilo de vida dinâmico e que requer bastante tempo de dedicação com a realidade de muitos profissionais da área da comunicação. Geralmente, as pessoas que seguem a profissão de relações públicas, encontram dificuldades em dedicar-se 100% ao campo profissional e ao pessoal.

Ollie mostra-se um bom profissional no início do filme, mas um dia em um evento de sua empresa para promover Will Smith, seu profissionalismo falha. Atordoado com seus problemas da vida particular, o RP deixa de lado a organização e planejamento prévio para lidar com a imprensa, sendo levado pela emoção pessoal. Esse deslize leva-o a perder o emprego e mostra um claro exemplo de crise com a imprensa. Esta cena do filme é importante para evidenciar que o planejamento e organização de uma estratégia é sempre muito importante em qualquer ação de um profissional das relações públicas.        O erro cometido pelo protagonista é determinante em sua carreira, fazendo com que ele fique afastado por 7 anos, já que nenhuma empresa quer correr o risco de contratar o RP “que surtou”. É relevante percebermos que o acontecimento no filme se assemelharia com a vida real, já que a profissão das relações públicas fica principalmente lembrada quando algum erro é cometido. As RP são uma função de bastidores, que quase ninguém percebe que existe, porém, quando algo dá errado, é a primeira coisa que todos lembram. Assim, é provável que se um profissional tivesse a mesma atitude de Ollie na vida real, este também ficaria “manchado” no mercado.

Mesmo após vários anos afastado da área, uma cena ao final do filme mostra como Ollie ainda tem o poder da oratória. Ele retoma o papel de porta-voz da empresa em que está trabalhando e conversa com os cidadãos. A princípio, as pessoas continuam revoltadas sem entender o propósito da empresa, mas o RP tenta novamente e com um novo discurso comove-as, mostrando que seus interesses são valorizados e pensados, também. A mudança do discurso demonstra como deve-se exercer o cargo de profissional de comunicação. Não trata-se apenas de comunicar, a função do RP é proporcionar uma comunicação e interação que beneficie os dois lados envolvidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (88.3 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com