TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Roteiro Gravação Etanol

Por:   •  18/11/2015  •  Resenha  •  436 Palavras (2 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 2

Tudo começa lá na lavoura, maquinas modernas operadas por profissionais, colhem a cana, que depois de colhida é colocada em caminhões e transportado para a indústria.

Ao chegar na usina o caminhão, passa pela balança rodoviária para determinação do peso; seguindo o transporte para o laboratório de sacarose, onde através de uma  sonda são  coletadas amostras de cana para avaliação de sua qualidade e impurezas. Da coleta de amostra, o caminhão segue para o setor de recepção onde serão descarregadas por guincho hilo diretamente nas mesas alimentadoras.

A cana de açúcar descarregada é  transportada para a esteira metálica de preparo, que conduzirá a um conjunto de facas e martelos rotativos onde é intensamente picada e desintegrada. Esta matéria prima preparada (cana desfibrada) é transportada por uma esteira de borracha para as moendas (5 ternos), onde ocorre a extração de caldo. No primeiro terno extrai-se o caldo primário que é utilizado para produção de açúcar e etanol e nos seguintes ternos o caldo misto para produção exclusiva de etanol.

O bagaço resultante deste processo segue para as caldeiras e é utilizado como combustível para a produção de vapor e geração de energia para a indústria e o restante da empresa.

O caldo primário destinado para a fabricação de açúcar passa por uma seria de tratamentos físico químicos para que seja separado as impurezas. Estas impurezas (torta) são separadas e encaminhadas para a lavoura como fertilizante.

O caldo limpo resultante dos processos é imediatamente peneirado e enviado ao setor de evaporação. Na fase de evaporação, o caldo passa por um conjunto de evaporadores onde é concentrado, havendo eliminação da água, esta calda a partir deste ponto é denominada “xarope”.

O xarope produzido passa por um flotador para eliminar impurezas contidas, em seguida é filtrado e enviado aos cozedores a vácuo onde ocorre a concentração e transformação física do produto, resultando em massas cozidas (uma mistura de méis com cristais de sacarose).

Essas massas são descarregadas em cristalizadores em seguida passam por um processo de centrifugação, essa maquina que gira em alta velocidade e ocorre a separação dos méis e cristais de açúcar.

O açúcar cristal branco retirado nas centrífugas é enviado á um secador para eliminar a umidade até um nível pré-determinado.

Após a secagem o açúcar cristal é enviado até as peneiras vibratórias onde ocorre a tipificação granulométrica do produto, em seguida é empacotado nessas maquinas as embalagens podem ser de 1Kg, 2Kg, ou 50Kg e 1000Kg, conforme determinação do departamento comercial.

Em todos os processos é realizado um rigoroso controle de qualidade, com analises químicas e microbiológicas, garantindo assim um  produto de qualidade, pronto para o consumo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (47.8 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com