TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SLIDE DE AULA SOBRE CIDADANIA

Por:   •  12/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  694 Palavras (3 Páginas)  •  373 Visualizações

Página 1 de 3

UNIT – UNIVERSIDADE TIRADENTES

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

ISABEL OLIVEIRA DO NASCIMEWNTO

LUANA MOREIRA NÉO SANTOS

MÁRCIA MARIA CARDOSO DA SILVA

SANDRA DOS SANTOS

SLIDE DE AULA SOBRE CIDADANIA

Umbaúba

2014

ISABEL OLIVEIRA DO NASCIMEWNTO

LUANA MOREIRA NÉO SANTOS

MÁRCIA MARIA CARDOSO DA SILVA

SANDRA DOS SANTOS

SLIDE DE AULA SOBRE CIDADANIA

Slide - aula apresentado à disciplina Filosofia e Cidadania como um dos pré-requisitos parcial para a obtenção da nota referente a etapa a obtenção da aprovação na disciplina.

Professora da disciplina: AUGUSTO CÉSAR FEITOSA

Umbaúba

2014

QUESTIONÁRIO SOBRE O FILME "cromwell

1) Destaque três momentos em que o filme tem uma relação com o texto, em relação ao sistema de mídias. Produza uma reflexão sobre este encontro.

[pic 1][pic 2]

CENA 1 : Cena onde Cromwell vai à Igreja, e ver no altar símbolos de adoração da Igreja Católica (cruz e candelabros de ouro). Ele indignado, pergunta ao Pastor o que significa aqueles símbolos. O pastor explica que foi ordem do Bispo e um decreto do Rei. Cromwell então pergunta se a Igreja da Inglaterra seria ou não Protestante? O rei transformaria a Casa de Deus em um Templo Romano ? Então, ele começa a jogar todos os símbolos católicos no chão e começa a citar trecho da Bíblia ---  " Deus disse a Moisés : --- Não farás para ti escultura], não te prostrarás diante delas e não lhes prestará culto ? ". Cromwell citou a Inquisição Espanhola.  

No texto vemos referências aos acontecimentos desta cena do filme, onde :

" ... Também as imagens entravam na batalha religiosa. Lutero, ao contrário de Calvino, não as desaprovava... " (pag. 85);

"... No entanto, o preço desses recursos --- era a preço pago muitas vezes na história da comunicação --- era a diluição da mensagem protestante pela adoção das mesmas práticas que ela pretendia sibstituir..." (pags. 85 e 86);

"... Em muitos aspectos, a guerra civil na Inglaterra, foi um conflito religioso, entre os defensores da Igreja Anglicana --- próxima, em termos de Liturgia, senão de doutrina, da Igreja Católica --- e os chamados "puritanos" --- que acreditavam em forma mais simples de prática religiosa (mesa em vez de altares, ausência de imagens, ritual reduzido ao mínimo,.etc._ ..."(pag. 94).

[pic 3][pic 4]

CENA 2 : Trecho do filme onde Cromwell vai ao Parlamento pedir autorização para combater o Rei, e utiliza o nome de Deus para dar sentido e justificativa para a Guerra, dando origem ao surgimento de políticas de massas, onde através de Sermões conseguia convencer a maioria do Parlamento. A mídia utilizada neste trecho do filme, foi o discurso, o qual Cromwell era muito habilidoso com seus argumentos, o que lhe dava um grande poder de convencimento.

No texto podemos destacar os seguintes trechos que pode explicar muito bem essa passagem do filme :

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (304.7 Kb)   docx (178.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com