TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRAJETÓRIA HISTÓRICA DA ESCOLARIZAÇÃO NO BRASIL

Por:   •  21/4/2019  •  Ensaio  •  899 Palavras (4 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 4

PEDAGOGIA (LINCENCIATURA)

DISCIPLINA: SEMINARIO EM EDUCAÇÃO

TUTOR: ELIANA DO PILAR ROCHA

ALUNA: CÌCERA JAMILLY SANTOS RA: 8085872

Com base nas leituras propostas, elabore o seguinte quadro-síntese, apresentando as principais características da trajetória histórica da escolarização no Brasil (nos séculos 20 e 21) e as relações entre os movimentos sociais no país e a escolarização.

TRAJETÓRIA HISTÓRICA DA ESCOLARIZAÇÃO NO BRASIL

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

Estado novo

1930-1945

Segunda Republica

1945-1964

Regime militar

1964-1985

Redemocratização

1985-aos dias atuais

- Educação civilizatória e nacionalista, (higienista, eugenista e cívica).  

 - Enfatizou o ensino pré-vocacional e o ensino profissional.

 - Com o decreto de 199.402 de 14 de novembro, foi criado o Ministério  da educação.

- Ganhou força o movimento Nova Escola. Valorização dos jogos e exercícios físicos para desenvolvimento da motricidade.

- primeiras investidas dos novos métodos de ensino, preconizando a centralidade na criança e na sua iniciativa no processo de aquisição do conhecimento.

- Gratuidade e a obrigatoriedade do ensino primário (1ª a 4ª séries).

- Obrigatório o ensino de trabalhos manuais em todas as escolas normais (formação de professores no Ensino Médio – Magistério), primárias e secundárias. 

- O ensino superior e o trabalho intelectual sofrem um direcionamento para as classes mais favorecidas, ao passo que o ensino profissional e técnico se volta para as classes mais desfavorecidas.

-Neste período podemos ver a criação da

UNE - União Nacional dos Estudantes, o INEP - Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos – INEP e o SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial.  

- Nesse período, a educação  foi pensada sob influência nacional-desenvolvimentista.

- A educação para o desenvolvimento, uma educação puramente técnica, sem objetivo ético e conteúdo humanístico.

- A constituição de 1946 implantou a gratuidade na sequencia dos estudos após o primário para os indivíduos  que comprovassem  falta de recursos.

- Discursões sobre uma possível lei de diretrizes básicas  para a educação no Brasil.

- Começam as primeiras experiências de Paulo Freire com seu método de alfabetização.

-

- O Regime Militar espelhou na educação o caráter anti-democrático de sua proposta ideológica de governo.

- Educação militar para os alunos do sexo masculino (com diretrizes pedagógicas impostas pelo Ministério da Guerra), o que ocasionou a obrigatoriedade da Educação Moral e Cívica.

- O Brasil passa a ter influência dos EUA no ensino tecnicista.

-Em 1967  foi criado um movimento que tinha como meta  diminuir o índice de analfabeto adultos.

- 1982 deixou de ser obrigatório o ensino profissionalizante.

 - Nas universidades do Brasil foi criado o vestibular classificatório.

- Em 1988, a nova Constituição Federal foi finalmente aprovada,  reconhecendo  da Educação como direito subjetivo de todos baseada na formação humana integral.

- Vários programas e projetos foram criados nesse período: Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério – FUNDEF; Programa de Avaliação Institucional – PAIUB; Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica – SAEB; Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM; Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs; Exame Nacional de Cursos – ENC.

- O FUNDB tornou obrigatório que os Estados e Municipios apliquem anualmente um percentual mínimo de suas receitas na educação (e desse montante 60 % pelo menos para o pagamento pessoal do magistério).

- Em 2009 o (ENEM) passou a ser utilizado como vestibular  também passou a ter função de item de seleção de bolsas para universidades particular através do programa (PROUNI) Universidade Para Todos e (FIES) Fundo de Financiamento  ao Estudante do Ensino Superior.

- Em 14 de dezembro de 2018, o ministro da Educação, Rossieli Soares, homologou o documento da Base Nacional Comum Curricular para a etapa do Ensino Médio. Agora o Brasil tem uma Base com as aprendizagens previstas para toda a Educação Básica.

OS MOVIMENTOS NO BRASIL E A ESCOLARIZAÇÃO

  A evolução dos princípios de escolarização no Brasil está ligada aos conflitos  gerados ao longo dos anos pela incapacidade do estado de atenderem  as reivindicações  dos grupos sociais, assim destacamos o movimento social de maior repercussão que foi o Movimento operário, que se deu no período da primeira revolução industrial, foi marcado por mudanças  na sociedade o que causou a discursão e insatisfação das classes desfavorecidas, no Brasil vale salientar o período ditatorial do regime militar, foi um período marcado por uma intensa perseguição política e repressão aos que eram contrários aos ideais militares. Podemos afirmar que o processo de escolarização foi e ainda é, organizados de acordo com a experiência histórica de cada grupo humano com o qual se estabeleça contato e tem objetivo de desenvolver um processo de humanização de vítimas da opressão e desigualdade, por isso vale salientar importância de tais movimentos diante a história nacional os movimentos sociais educam, pois contestam o Estado e seus agentes repressivos e ideológicos, assim todos os direitos humanos sociais conquistados até os dias de hoje se deu pela luta, garra e coragem de pessoas que tinham o mesmo desejo em comum: igualdade, justiça e neste caso educação social voltada para desenvolvimento da cidadania.  No Brasil a implantação de um sistema de ensino correu de fato no  século xx e foi sendo modificada e baseada no contexto social que se viveu, ao construir uma linha do tempo da educação no Brasil podemos afirma que ela assumiu o cunho: Educação civilizatória e nacionalista, (higienista, eugenista e cívica), foi pensada sob influência nacional-desenvolvimentista, educação o caráter anti-democrático de sua proposta ideológica de governo e por fim a educação  baseada na formação humana integral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (149.7 Kb)   docx (47.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com