TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Comunicação

Por:   •  26/11/2015  •  Dissertação  •  274 Palavras (2 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 2

Teorias da Comunicação

Mayra de Sousa Nunes

  1. Com base nos estudos culturais, pode-se dizer que a globalização fortalece ou enfraquece as identidades locais? Por quê?

         

        A maior preocupação das pessoas quando o assunto é Globalização é a crença de que esse fenômeno resultará em uma perda de identidades locais. Mas como acredita Stuart Hall, apesar das identidades nacionais estarem em declínio, novas identidades, identidades híbridas, estão tomando seu lugar.  Isso significa que o que está havendo é uma mistura de culturas, pois costumes de lugares diferentes estão sendo “apropriados” por culturas diferentes, e vice-versa.

         Hall também diz que uma das características mais marcantes da Globalização é a "compressão espaço-tempo": “a aceleração dos processos globais, de forma que se sente que o mundo é menor e as distâncias mais curtas, que os eventos em um determinado lugar têm um impacto imediato sobre pessoas e lugares situados a uma grande distância.”. Isso quer dizer que devido a este fenômeno, todo lugar está mais propenso a ser atingido por mudanças que acontecem do outro lado do mundo de forma mais imediata e sincronizada.

        A chegada de outras culturas podem sim enfraquecer um pouco a cultura local intacta, mas ao passo que as identidades locais levaram gerações para serem consolidadas, muito dificilmente essas culturas já enraizadas simplesmente desaparecerão. A força da globalização pode, entretanto, modificar tais culturas de forma que elas percam algumas de suas singularidades para adaptarem-se ao novo mundo e tornarem-se mais homogêneas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)   pdf (60.8 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com