TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Culturologica Tópicos

Por:   •  28/11/2018  •  Relatório de pesquisa  •  465 Palavras (2 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 2

Faculdade Anísio Teixeira

Disciplina: Teoria da Comunicação

Bárbara Priscilla Souza de Azevedo

Brenda Victória Pacheco da Silva

Bruna Batista da Silva Evangelho

Comunicação Social

Feira de Santana – BA
2018

Bárbara Priscilla Souza de Azevedo

Brenda Victória Pacheco da Silva

Bruna Batista da Silva Evangelho

Comunicação Social

Trabalho solicitado pela Professora Marly, na disciplina de Teoria da Comunicação, para obtenção de Nota Parcial do 2º Semestre.

Feira de Santana – BA
2018

O texto “A ilusão teórica no campo da comunicação” de Luís Mauro de Sá Martino cita o seguinte trecho:

“Estudar a comunicação é, portanto, uma tarefa que exige rigor e sistematização tanto no campo teórico como no metodológico. Seu objetivo (...) é interdisciplinar e tem despertado um interesse crescente em diversas áreas do conhecimento. ” (Costa, 2006, p. 7).

 Teoria da Comunicação traz uma vastidão de conteúdos de várias áreas do conhecimento humano, se por um lado essa característica a torna instigante e rica, por outro a faz ser impossível de ser classificada em um único campo de estudo.

Se tudo o que cerca o homem enquanto indivíduo é comunicação, daí vem a dificuldade de se definir Teoria da Comunicação, por ser extremamente ampla e abranger todos os aspectos humanos, quando se tenta a definir entram em choque os múltiplos conceitos nos quais se encaixa. Segundo Rodrigo Vilalba Teoria da Comunicação busca definir e sistematizar a ação de comunicar, assim, como que sendo uma matéria que procura detalhar o funcionamento das ações comunicacionais, desde as etapas da comunicação até os métodos utilizados. 

José Marques de Melo afirma que “o processo da comunicação, como processo social básico, está inserido no objeto de todas as ciências sociais.” Sendo assim, Teoria da Comunicação não pertence exclusivamente a um campo de estudo, mas sim a vários, por transitar entre todas as áreas exige estudos aprofundados.

Comunicação não é algo concluído, mas sim um processo, como é citado no texto “A ilusão teórica no campo da comunicação” de Luís Mauro de Sá Martino, por isso os estudos em Teoria da Comunicação exigem esforço e muita pesquisa, levando em conta a interdisciplinaridade e a dificuldade em classificação epistemológica.

Durante muitos anos, muitos autores e pesquisadores da área tentaram classificar a matéria Teoria da Comunicação, sem sucesso, chegou-se à conclusão final, que não necessariamente precise que seja colocada em algum campo de estudo para obter êxito em sua análise sistemática.

Deveria se pensar as áreas do conhecimento humano como comunicação e não tentar classificar a comunicação em uma das áreas do conhecimento. O ser humano enquanto indivíduo é obrigado a se comunicar, seja qual for a área.

Referências Bibliográficas:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (101.8 Kb)   docx (174.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com