TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria da Comunicação

Por:   •  5/4/2016  •  Resenha  •  1.001 Palavras (5 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 5

Comunicação De Massa

Comunicação que se opõe a comunicação dirigida. Uma comunicação de grande alcance, grandes públicos. Utilização de grandes veículos de alcance, como cinema, radio, televisão. Esses veículos vão atingir o publico de forma geral. Grandes públicos não diferencia públicos, não sub-categoriza eles. A primeira grande característica dela e que ela surge em um contexto.

Contextos: Propõe soluções para problemas.

— Econômicos

— Politicos

— Sociais

Era Industrial e Surgimento da Comunicação

Para nos, interessa um contexto em especifico. Comunicação de massa surge durante a era industrial, no século 18 e 19, onde se forma as sociedades modernas e industrializadas, o surgimento d uma nova matriz econômica, que antes era o extrativismo. A industria impõe de uma maneira maior e crescente produtos de maior valor agregado. Estas mercadorias são feitas para todos os territórios, não somente o local, ou seja, houve expansão territorial e de mercados. Expansão de mercados significa o nascimento do consumo e dos consumidores, coisa que o RP trabalha. Portanto, surge uma nova forma de administração da economia. Nasce uma independência intercontinental, portanto, a dependência de matéria prima vinda de outros países e a necessidade de dinheiro de outros para a sobrevivência. O produto industrial funciona quando consumido por um contigente muito grande pessoas, não somente para um publico focado. Com isso ocorre o inicio da publicidade, como a necessidade de dar visibilidade para estes produtos feitos pela industria. Ha excedente, coisa que não havia no mundo mercantilista, onde tudo era feito para atender uma demanda fixa de um publico local. Este excedente precisa ter visibilidade, que não funciona somente no boca a boca, por isso surge a publicidade, este e nosso ponto de partida de todas as profissões da comunicação, elas surgem neste contexto.

Campo X Cidade

Ocorre uma nova logica, a lógica do estranhamento, as informações mudaram e a forma de abordar elas também mudaram. A dificuldade das pessoas terem conhecimento cresceu nas cidades. Também ocorreu a dificuldade das pessoas terem dificuldade de ter domínio sobre sua vivencia e região. Dificuldade de dar conhecimento, de ensinar. Ao mesmo tempo que a industria tinha necessidade de dar visibilidade aos seus produtos. Isso obriga a formação e profissionalizar os meios de comunicação, pois existem demandas. Demandas estas sejam de indivíduos e de empresas. O jornal passou por uma transformação gigantescas, tendo que cumprir prazos, perdendo o caráter voluntariado, para servir a população de informação. Ocorre o surgimento da cadeia produtiva da informação, virando esta uma mercadoria, ela começa a ser vendida. Informação = Mercadoria. O jornal vira uma empresa, com necessidade de receita, funcionários, vendas, etc… Deixando de ser uma coisa voluntaria, virando um negocio ocioso e vital. Nasce na cidade a ideia de negocio. Apos o jornal, ocorreu o surgimento do Radio, que atinge um publico ainda maior, por não ser necessário ser alfabetizado para compreender (Sec. 20).

Anonimato

O publico que habita as cidades são anônimas, diferente do campo, onde você e filho, sobrinho de alguém, onde o anonimato não existe em larga escala como na cidade. Nasce também o perfil médio. Ou seja, você escreve e televisiona pensando em uma característica geral, que todos compreendam. Estes todos tem um nível médio de escolarização. O anonimato também tem uma característica que garante um certo grau de liberdade maior, onde no campo eles não teriam. Ha um ganho no anonimato. O mundo industrial oferece o novo para os indivíduos, um leque maior de possibilidades para as pessoas, sejam elas no âmbito educacional, profissional ou de lazer. O lado negativo do anonimato seria a padronização. Você entra em uma sociedade onde muitas coisas são padronizadas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (69.5 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com