TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria da Comunicação

Por:   •  13/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.255 Palavras (10 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 10
  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho visa o estudo da Teoria da Comunicação, bem como a metodologia utilizada do Modelo de Lasswell, pois suas premissas para descrever o processo de comunicação de massa eram processos assimétricos com um emissor ativo, que produz o estímulo  e uma massa passiva que reage ao estímulo resposta. Sendo assim veremos neste trabalho analise de uma propaganda com o papel de um emissor que passa uma seguinte mensagem, através de um meio de comunicação de massa, para surgir efeitos que serão suas respostas finais, com um seguinte objetivo que é divulgar e vender seus produtos.

  1. ANALISE DE LASSWELL

De acordo com o material estudado vimos que tudo que se é divulgado tem como objetivo alcançar um público alvo. Sendo assim, quem, diz o que,em que canal e com que é feito.

2.1 QUEM

         Ótica Carol foi criada pela família Santana em 1997 na cidade de Sorocaba, interior do estado de São Paulo, em seu primeiro ano de existência foram criadas duas lojas em sua cidade de origem. O nome Carol foi escolhido pelo fato de ser um nome fácil de ser lembrado, popular e de ótima fixação.
        No ano 2000, onde poucos sabiam o significado de franquia, as Óticas Carol começou a estudar e logo em seguida franquear suas lojas por todo interior de São Paulo. Já no ano de 2006, eram 60 lojas, sendo a maioria franquias; com o sucesso, o grupo tecnol se interessou e adquiriu 50% do negocio, no que permitiu que a rede da ótica se expandisse para mais de 150 lojas nos estados brasileiros. Em 2008 a empresa foi adquirida por Marcos Amaro do grupo “Amaro Participações” que se tornou sócio majoritário na saída da tecnol. No ano seguinte, assume a presidência Ronaldo Pereira que levou para Carol, visão ampla para novas ideias de negocio,
marketing e empreendedorismo.                                                                                  O grande ano das Óticas Carol foi em 2010, onde já contava com mais de 330 lojas no mercado, sendo que foi o ano marcado por tornar o óculos mais acessível   para o bolso de todos os brasileiros, pois em todas as lojas da Carol estavam vendendo em 10x sem juros. A Carol foi, e é a primeira empresa a inaugurar um laboratório moderno de óptica digital na América latina na cidade de Barueri-SP, homologado pelas grandes marcas, Hoija, Essilor, Shamis, Zeiss. Em 2013, Marcos Amaro vende a empresa para “Private Equity” 3I para a expansão da rede com mais de 600 lojas por todo o Brasil e com a ambição de ser a maior rede de óticas do mundo.                                                 Na analise que foi feita, percebemos que não tem apenas um único receptor e sim três. A própria empresa óticas Carol, a locutora que apresenta a atriz protagonista da propaganda publicitária e a atriz Carolina Dieckmann, que apresenta a nova campanha vogue da óticas Carol.

2.2 DIZ O QUE

Em diz o que, falaremos da mensagem que o receptor pretende passar ao publico.                                                                                                 O inicio da propaganda mostra a imagem da atriz principal Carolina Dieckmann com um vestido branco e o cabelo solto, distorcida, no fundo da imagem, um local parecido com a praia. “Logo em seguida entra a narradora dizendo:” - Você não esta vendo direito, mas essa é Carolina Dieckmann, e o lugar também esta difícil descobrir?”. A imagem fica totalmente nítida e em seguida Dieckmann diz que esta no Rio de Janeiro em um das  lojas da óticas Carol,o fundo da praia é retirado e aparece o prédio da loja. Carolina Dieckmann enfatiza: “ - Qual a importância de ver tanta coisa linda  se você não pode aproveitar”.                                                                                 O cenário muda, e Dieckmann esta dentro da loja, uma vendedora entrega um óculos e ela o coloca e ela  faz a pergunta: “ – O seu grau esta em dia?”. E fala dos malefícios que faz o grau errado do óculos, que não faz mal apenas para os olhos, afeta o corpo a mente e o dia-a-dia.                                         E faz o alerta junto com o marketing. “- Faça como eu, verifique se seu grau  e venha trocar seus óculos na Óticas Carol, aqui na Carol encontre modelos incríveis que dão um “tchan” na minha visão e no meu visual”                          Nos últimos segundos de propaganda, a narradora entra falando da oferta do óculos vogue. “ – Óculos vogue, a partir de 10x de 27,90”                        Volta a imagem da Carolina Dieckmann com uma sacola da loja na mão, saindo da loja dizendo. “ – Óticas Carol mais de 800 lojas em todo o Brasil”.  

No canto inferior do anuncio, mostra a promoção mega mesada, a cada 150 reais em compras, o comprador concorre á 10.000.00 por mês, por 10 meses.
Comprando um óculos de grau concorre a um cupom, já quem compra um óculos de sol tem cupons em dobro.                                                         A Óticas Carol tem como objetivo anunciar e vender os produtos da linha vogue.Nota-se  que o marketing da empresa foi, comunicar  a importância de usar óculos  corretamente e logo em seguida, anunciar seus produtos de uma forma simples e consciente.

        Essa propaganda tem cores predominantes, como azul, amarelo e branco.
Azul e Amarelo,são as cores principais do slogan da marca. A cor azul tem vários significados como devoção, sinceridade, lealdade, confiança tranquilidade e elegância.  Em publicidade o azul é considerado uma cor básica porque possui grande poder de atração. O índigo, por ser um tom mais forte do azul, mantém seu poder de atração, permitindo uma compenetração mais profundidade. Não deve ser usadas me textos longos, podendo causar uma desmotivação pela continuidade do texto.                                                 Já o amarelo significa a cor da luz irradiante em todas as direções. Para vários povos antigos, representava o principio animador e para os chineses simbolizava nobreza. Simboliza a criatividade, as ideias, o conhecimento à luz do sol e ao ouro.Em publicidade o amarelo estimula a psique, o uso desta cor desperta a atenção e é incrível à distancia. E não é aconselhável o seu uso em superfícies muito extensas, pois sendo uma cor que se propaga muito, aumenta ainda mais a dimensão e não é uma cor que prenda  a atenção. É indicada para a divulgação de artigos que indicam luz.  O amarelo brilhante, denota intelectualidade, como no caso das pessoas que tem as resposta”na ponta da língua”                                                                                        O Branco é símbolo da luz, e não é considerada cor. No ocidente, o branco traduz a vida e o bem, em compartilhada para os orientais o branco traduz a morte, o fim ou o nada.
 Associação afetiva: limpeza, paz, pureza, alma, divindade, ordem, infância.                                                                        A cor azul, na propaganda esta presente em lugares específicos e estratégicos. Como no cenário ilustrativo da praia, no slogan da Óticas Carol, no toldo da loja, e em alguns óculos.                                                                 Já o amarelo, esta presente apenas no nome Carol, no slogan, onde chama atenção e realça como conhecimento e luz.                                                 O branco traz a organização, a paz e a limpeza no ambiente.
A mensagem que foi passada é formulado a partir de textos verbais e não-verbais
, pois foram escritos, falados, e veiculados em forma de vídeo,som e imagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (125.3 Kb)   docx (23.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com