TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria da comunicação dois

Por:   •  30/4/2018  •  Resenha  •  2.720 Palavras (11 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 11

Teoria da comunicação 2 ( G2 – parte 1 )

Texto 1 - funções dos meios de comunicação de massa 

  1. Explique uma função social dos meios de comunicação de massa exercida pela imprensa no filme A rainha

Primeira Função de atribuição de status - A imprensa no filme legitima a Lady Di ao persegui-la com paparazzi.

Segunda Função Reforço das normas sociais - No filme há um desmascaramento da rainha que não se pronunciou sobre a morte de Diana.  Cruzada moralizante de reforço das normas sociais.

  1. Explique por que a função social de atribuição de status tem um efeito cíclico?

Porque essa função mostra que os meios de comunicação em massa legitimam pessoas, programas e grupos, na medida em eles aparecem na mídia e se torna importante e ganha uma relevância social, um status social. É circular, pois quando o público acredita que quem aparece nos meios de comunicação é importante, sendo assim legitimada pelos meios de comunicação virando importante, ou seja, que aparece nos meios de comunicação é importante e quem é importante, é quem aparece nos meios de comunicação. Ciclo de destaques na sociedade.

  1. Como ocorre a disfunção narcotizante exercida pelos meios de comunicação de massa e por que se trata de uma disfunção?

Temos uma grande quantidade de informação, isso tem como efeito narcotizar o homem médio, por isso o indivíduo se fecha e não participa da ação social (ele não tem uma ação cidadã). O contato dele com a realidade política é indireta, pois ele só tem contato com a realidade politica pelo meio de comunicação, confundindo conhecimento com participação política, o indivíduo acha que porque está bem informado ele esta sendo cidadão, agindo na sociedade. Os meios de comunicação, portanto, funcionam como narcótico, pois levam o indivíduo à apatia e vicia na medida em que confunde conhecimento como atuação, para ele se sentir cidadão, ele tem que estar bem informado e se ele esta bem informado, ele esta sujeito ao grande fluxo de informação e se ele esta sujeito ao grande fluxo de informação ele se sente impedido de agir. Quanto menos “eu” ajo mais informação eu preciso, quanto mais informação eu tenho menos eu ajo. Funciona como um narcótico, e como todo narcótico impede que o viciado perceba sua doença.

É uma disfunção porque os autores acham que não é algo esperado, não é algo que ajuda o bom funcionamento da sociedade, é um efeito imprevisto e indesejado nos meios de comunicação em massa, pois não engaja o indivíduo na sua ação cidadã, levando o individuo a apatia social.

  1. Qual é o entendimento de Merton e Lazarsfelt sobre o fato de a mídia realizar o controle social?

Segundo os autores, os meios de comunicação mantém o status quo, mantém as ordens das coisas, por causa da estrutura da propriedade privada dos meios de comunicação. Por ser privado, o financiamento é o modelo comercial, ou seja, essas empresas vendem o espaço comercial para os anunciantes, quanto mais audiências mais anunciantes vão querer esse espaço. Os anunciantes então influenciam a programação, não pelo seu conteúdo, mas por medo das empresas perderem anunciantes, por isso elas têm a tendência a não falar sobre temas polêmicos, mantendo o status quo. Então, as mídias não ajudam a formação do pensamento crítico, não provocando a mudança social, levando ao conformismo.

  1. De que maneira, no entender de Merton e Lazarsfelt, os meios de comunicação de massa levam ao conformismo?

Por ser um modelo comercial essas empresas privadas contribuem para manter o status quo, com medo de perder público. Por serem emissoras de propriedade privadas e visarem o lucro a partir de uma audiência, há uma tendência às emissoras não levantarem temas polêmicos para não perder audiência e assim mantêm o status das coisas. A influência se da também quando deixam de falar sobre a estrutura social, não contribuindo para a formação do pensamento crítico, não provocando a mudança social, levando ao conformismo.

  1. Quais são os fatores que levam a propaganda a ser mais eficiente?

Para a mensagem ser eficiente, segundo os autores, é necessário duas ou mais condições. Uma das condições que eles dizem é a Monopolização, que seria a ausência da contrapropaganda, Canalização, que em vez de derrubar os valores, é preciso canalizar esses valores e colocar ao “meu” favor e a terceira seria a Suplementação, é uma estrutura montada para o contato face a face, para pessoas próximas a sua realidade comprove aquele discurso, como discussões de locais que reforçam o conteúdo da propaganda, confirmando a ideia que o sujeito está em sociedade, e se essas pessoas aparecem na mídia elas também ganham força por causa da função social de atribuição de status pelos meios de comunicação de massa.

  1. Relacione fatores que aumentam a eficiência da propaganda social com o sucesso da demanda da mídia para que a rainha da Grã Bretanha quebrasse o protocolo e colocasse a bandeira em suas residências a meio pau, em sinal de luto pela morte da princesa Diana.

Os fatores que aumentam a eficiência da propaganda estão presentes no filme, quando há um movimento do povo para que a Rainha se manifeste, por Monopolização, pois em todas as mídias mostram as pessoas revoltadas pela rainha não discursar. Além disso, era preciso que o ídolo popular, a Rainha, fosse a público falar da morte da princesa, mas por ela não o fazer foi muito criticado.

  1. Relacione a percepção de que a canalização é uma das estratégias que tornam a propaganda mais eficiente com a função social de reforço das normas sociais.

A função da canalização utiliza dos próprios valores pessoais, canalizando-os para mostrar outro ponto de vista. Já a função de reforço das normas sociais elimina o hiato entre “atitudes particulares e a moralidade pública” pelo desmascaramento (denúncia). Ambos são parecidos, pois partem de valores morais da sociedade para que a propaganda seja mais eficaz. Então quando acontecem denúncias, utilização a canalização para afirmar um valor moral e redirecionar, para mostrar o outro ponto de vista, ajudando a amenizar aquela denúncia ou até afirmando aquela denúncia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)   pdf (88.8 Kb)   docx (18.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com