TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

The Walking Dead e os Conceitos de Comunicação

Por:   •  27/4/2015  •  Resenha  •  777 Palavras (4 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 4

The Walking Dead e os Conceitos de Comunicação

Giulian Serafim

O texto a seguir faz uma breve análise do seriado televisivo The Walking Dead, do criador Robert Kirkman, que conta a saga de um grupo de sobreviventes de um apocalipse zumbi. Utilizando de algumas abordagens do estudo da comunicação, é analisado o aproveitamento do conceito de convergência midiática para alcançar o sucesso da série, sua difusão através das redes sociais e como empregaram os princípios de imersão, agência e transformação.

Segundo a página oficial da série no Brasil, a criação do The Walking Dead começou em 2003, no formato de histórias em quadrinhos. Lançado nos Estados Unidos, inicialmente não teve muita repercussão, mas aos poucos foi ganhando destaque. Em 2009 foi anunciada a produção de uma série de televisão, que teve sua estreia no final de 2010. Rapidamente o seriado se tornou sucesso, abrindo o convite para a criação de mais e mais temporadas. Incentivados pelo sucesso alcançado, foram lançados também livros, web-séries, jogos de videogame, e inúmeros outros produtos licenciados, como brinquedos, roupas e acessórios.

No estudo da comunicação, Henry Jenkis, em seu livro "Venere no altar da convergência", define o que é a convergência midiática de forma muito didática:

"por convergência, refiro-me ao fluxo de conteúdos através de múltiplos suportes midiáticos, à cooperação entre múltiplos mercados midiáticos e ao comportamento migratório dos públicos dos meios de comunicação, que vão a quase qualquer parte em busca das experiências de entretenimento que desejam."

Esta explicação, por si só, já bastaria para que fosse entendida como que a série está ligada com a convergência midiática, uma vez que ela utilizou de vários meios para se propagar.

Mas como que uma mesma história consegue fazer tanto sucesso em meios tão diferentes? Primeiramente, é possível imaginar que o objetivo dessa propagação seja o de atingir a públicos distintos, característicos de cada tipo de mídia. No entanto, o The Walking Dead surpreende, uma vez que, cada versão conta uma história diferente. Quando a série foi ao ar na televisão, foi possível aprofundar a história ainda mais que nos quadrinhos e abordá-la de forma distinta; já nos livros, vê-se narrada, em três volumes, a saga de um personagem específico o que também acontece nas web-séries, as quais são exibidas exclusivamente pela internet, encontrando-se atualmente em sua quarta temporada, e que cada uma conta a história de um personagem que foi mero coadjuvante/figurante na versão exibida na televisão e desta vez aparece como protagonista. Essa estratégia fez com uma mídia não substituísse a outra, mas sim, se complementassem. Portanto, uma pessoa que normalmente acessaria apenas um destes meios, mais comumente a televisão, ao se interessar pela série, vai procurar se aprofundar nas histórias através dos livros, dos quadrinhos e internet.

Também utilizada como ferramenta para medir o sucesso, a série está presente nas redes sociais. Com um perfil oficial no Facebook, é possível estar ainda mais perto dos adoradores, interagindo e percebendo de perto as reações e as expectativas dos mesmos. Dessa forma, é possível saber a repercussão de cada episódio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (48.9 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com