TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos sociológicos encontrados no jogo “ To the Moon”

Por:   •  16/5/2017  •  Resenha  •  1.135 Palavras (5 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 5

                Universidade Presbiteriana Mackenzie[pic 1]

Trabalho de sociologia

Conceitos sociológicos encontrados no  jogo “ To the Moon”

Aluna- Julianny F.Eves

Truma I11 / Semestre: 1°

Professora: Rosana Schwartz

Conceitos sociológicos aplicados ao game To The Moon 

Conceitos

DESEJO:

Durante o game “To the moon” podemos observar que os desejos e sonhos humanos são os  temas que regem a história dos personagens e como  grande desafio para esse personagem temos o objetivo de realizar tais sonhos e desejos.

 Para a sociologia desejo é a vontade de cumprir uma vontade ou de saciar um gosto. Pode-se desejar objetos materiais, situações  ou até pessoas.                     É que as pessoas almejam algo ou tem um imaginário sobre aquilo para dar sentido a vida delas

 Durante o jogo o desejo se apresenta de varias formar durante a vida de John, sendo o principal o desejo de ir para a lua mesmo ele não sabendo ao certo o que motiva tal desejo.  

 John também nos mostra desejo quando quer ser tão querido pela mãe quando seu irmão é ou quando deseja poder sair com a Hiver quando ele era criança por ela ser diferente dos outros colegas da escola. John nos mostra desejo quando também quer ser diferente como a Hiver é. John quando fica mais velho nos mostra desejos mais profundos como o de desejar que a Hiver se comportasse de maneira aceitável socialmente ou quando ela viva ao seu lado ao invés que construir a casa dos sonhos dela.

Morte e como lidar com a perda:

   A morte é algo tratado durante o jogo em vários momentos, e cada personagem tem coo forma de lidar com a morte e como aceita-la.

Na infância de John enfrenta a perda de seu irmão muito novo, e com nessa idade ele não teve a opção de lidar com a morte do irmão ou não.  

    A mãe dos meninos ao atropelar acidentalmente Joey acaba não suportando a dor da perda e a culpa pelo acidente, resolvendo transformar com a ajuda de  medicamentos John em Joey e assim poder então suportar a morte trágica de um filho, porem matando a personalidade desejos e sonhos do outro filho.

    John cresce sem memoria desses fatos e quando já é com velho acaba  tendo que enfrentar o sentimento de perda novamente.  Quando Hiver fica muito doente ela resolve não fazer o tratamento para então poder salvar o farol que tanto ama e, John com consegue lidar com essa escolha e a futura perda de sua amada. Quando Hiver acaba falecendo a vida de John perde o brilho e John fica desolado pois não consegue lidar com a perda novamente.

Deslocamento no espaço

Durante o jogo todo vemos o deslocamento de espaço, quando os dois cientistas viajam pela memoria de John para poder ajuda-lo a realizar seu sonho de ir a lua.  Os dois cientista se deslocam pela memoria de John  e viajam pelas diferente fases e momentos que ele viveu, essas memorias os ajudam a entender o motivo do desejo de ir para a lua, só assim eles podem interferir e influenciar nesses momentos para que Jhon ao crescer posso ir a lua.

Memoria:

Memória é outro tema muito tratado no jogo, já que para completar a missão os cientistas viajam no espaço/ tempo da consciência do paciente, analisando suas memorias e procurando a motivação do desejo de ir a lua.

“A memória é um processo através do qual codificamos, armazenamos e recuperamos a informação. Tem uma função cognitiva que nos permite ter a noção de identidade, está relacionada com a aprendizagem.

Existem três estádios da memória a aquisição, armazenamento e recuperação.”

Para recordarmos, é preciso ter primeiro aprendido. Sem aprendizagem não há memória.

E no jogo  vemos essa fase na memoria quando John vive uma infância normal com sua família, quando conhece a Hiver e faz planos para o future, ele vive e armazena toda essa memoria, porem é obrigado a esquece-la por causa de sua mãe por isso o ultimo estagio de recuperação é tão difícil para os cientistas.= e para John.

Quando John cresce e se casa com Hiver, falta uma parte da historia deles dois, pois John não se lembra da infância e de ter um dia conhecido Hiver tão novo, mais Hiver se lembra dessa parte da história e por isso ela pergunta sobre os coelhos e como eles eram, para tentar fazer com que ele se recorde do Coelho que os dois viram nas estrelas um dia no penhasco.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (142.7 Kb)   docx (18.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com