TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise ético/moral do episódio 11 da temporada 2 de The Walking Dead

Por:   •  10/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.783 Palavras (8 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 8

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO

GROSSO-IFMT CAMPUS BARRA DO GARÇAS

CURSO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO DE INFORMÁTICA

GLEICY VIEIRA CACIANO LUIZA VITÓRIA DE ARAÚJO GOMES SAMUEL BARBOSA RAMOS

ANÁLISE ÉTICO/MORAL DO EPISÓDIO 11 DA TEMPORADA 2 DE THE WALKING DEAD

BARRA DO GARÇAS 2018

Gleicy Vieira Caciano

Luiza Vitória de Araújo Gomes Samuel Barbosa Ramos

Análise Ético/Moral do episódio 11 da temporada 2 de The Walking Dead

Trabalho avaliativo relativo a nota mensal da disciplina de Filosofia do 2o ano de Curso Técnico integrado ao Ensino Médio de Informática em Curso Técnico integrado ao Ensino Médio de

Informática da Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT, Campus Barra do Garças.

Docente: Ivo Luciano

Barra do Garças

2018

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .        4
  2. A SITUAÇÃO . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .        5

2.1 A visão de Shane        5

2.2 A visão de Dale        5

2.3 O Posicionamento de Rick        6

  1. A REUNIÃO        . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .        7
  2. A EXECUÇÃO . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .        8
  3. CONCLUSÃO        . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .        9
  4. REFERÊNCIAS        . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .        10


  1. Introdução
  1. presente trabalho visa apresentar uma visão ético/moral do episódio 11 da 2a temporada de The Walking Dead. A série se passa em universo fictício, no qual está ocorrendo o apocalipse zumbi, em que os mortos ressucitam e se alimentam dos demais animais ainda vivos, inclusive humanos.

Com tal cenário, as instituições sociais e governamentais se fragelam e acabam extintas. A maior parte das pessoas formaram grupos de sobrevivência, onde cada um tem sua forma de regimento e regras, sempre priorizando a sobrevivência de seus membros em relação a qualquer outro assunto.

O episódio foca no grupo liderado por Rick, que enfrenta um dilema interno sobre uma questão em específico. Nessa situação paira a dúvida: A sobrevivência do grupo em 1o lugar ou a preservação da vida de um não integrante?


  1. A Situação
  1. grupo em questão mantém como refém um jovem integrante de outro grupo, chamadoRandall, e seu destino é o que causa esse conflito interno. Se torna conhecido que o grupo do jovem apresenta um grande arsenal com maquinária pesada, além de ser bem numeroso, com cerca de mais de 30 homens. Tal grupo é conhecido pela extrema violência, como massacre e assalto aos grupos menores e estupros.

Em um mundo sem ordenação social, sem amparo jurídico, ou qualquer outra forma de garantia dada por um Estado, o grupo de Rick se vê obrigado em resolver a questão, o que gera atrito entre a ideia de dois principais integrantes: Dale e Shane.

2.1        A VISÃO DE SHANE

Shane é um amigo de época de Rick, o líder do grupo, e sugere que Randall seja executado. Ele teme que se solto, o garoto possa fujir e voltar ao seu grupo, e com isso acarretaria no retorno deles ao acampento de Rick, porém agora com mais armamentos e pessoas, acabando no estupro das mulheres, saqueamento dos suplimentos e até mesmo no massacre em massa.

Além disso, teme também que além de poderem serem saqueados, sua forma de defesa estaria defasada, uma vez em que Randall passaria as informações sobre o grupo e pontos estratégicos do local. Para Shane a visão ética e moral que regia antes do apocalipse não se é aplicável mais, uma vez que a sobrevivência se torna o fator mais importante e determinante na tomada de qualquer decisão.

2.2        A VISÃO DE DALE

Dale é um senhor e integrante do grupo de Rick, que sugere a discussão sobre outra alternativa a pena de morte do garoto. Para ele, a situação do mundo atual não pode fazer com que percamos nossos valores, costumes e moral, que deve-se fazer o possível para manter a coerência nas tomadas de decisões, onde a vida, deve sim ser um direito e não uma escolha de alguém ou alguns.

Ele foca na premissa que o rapaz é jovem, e que eles não sabem seus antecendentes, se cometeu tais atrocidades atribuidas ao seu grupo ou se é apenas um integrante ordinário. Para decidir o que deveria ser feito, ele convence Rick de convocar uma reunião com todos, para que possa ser pelo menos discutido abertamente.

2.3        O POSICIONAMENTO DE RICK

Rick, o líder do grupo em questão, é bastante influenciado por Shane, seu amigo de longa data, antes mesmo do apocalipse. Ele tem o costume de tomar as decisões por si só, sem abrir muito espaço para discussões. Rick também é pai de Carl, um garoto com aproximadamente 12 anos, que acaba se tornando fundamental nos acontecimentos que decorrem.

Dale questiona Rick se seria isso o que ele queria para Carl, um mundo desmoralizado, baseado na selvageria. Que Carl é o futuro da sociedade e seria esses princípios de natureza egoísta, desumana deveriam ser repassados a ele? Dale pede um tempo a Rick, para conversar com o restante do grupo e tentar conscientizá-los da situação. Rick concorda e convoca um reunião ao por do sol.


  1. A Reunião

Dale tenta conversar com o pessoal, mas se vê sem um sucesso aparente, o que lhe resta é a reunião para tentar mudar o rumo da decisão. Com a reunião convocada, Dale apresenta sua visão: a garantia do direito a vida, a manutenção da ética nas decisões, preservação da moral e ainda levanta o ponto de que, concordando com a execução só estariam fomentando a política da sobrevivência do mais apto. Porém acaba se decepcionando quando ninguém se levanta a favor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (74.6 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com