TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Técnicas de Argumentação

Por:   •  31/8/2017  •  Dissertação  •  360 Palavras (2 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 2

TÉCNICAS DE ARGUMENTAÇÃO

Por que é importante aprender técnicas de argumentação? Ou melhor, por que argumentar? A verdade é que o exercício da argumentação está intrínseco às mais diversas atividades do nosso dia- a dia. Seja numa conversa com um docente onde você apresenta bons motivos para justificar sua ausência na aula e assim provar que você não merece a falta, seja num debate com os colegas de grupo para explicar por quê você considera que seja mais viável usar esse método no trabalho do período em vez daquele, ambos os casos se baseiam na argumentação.

A argumentação não se fundamenta em persuasão barata, mas em expor suas ideias de forma clara e de maneira bem colocada, lógica e sólida, tendo como objetivo convencer o interlocutor de determinado fato. Tal habilidade é indispensável para o alcance de nossas metas profissionais e conquistas pessoais, portanto é essencial dominar técnicas que nos possibilitem exercer a argumentação de forma eficaz.

Algumas técnicas significativas de argumentação são:

  • Conheça o perfil do seu interlocutor: não basta jogar todas as suas ideias sobre a mesa, você deve saber o que o outro espera de você e conhecer o seu perfil para que possa então organizar o modo como apresentará sua linha de raciocínio.
  • Seja claro: use palavras diretas e objetivas, organize suas ideias de maneira a ser o mais claro possível e não correr o risco de ser mal interpretado.
  • Demonstre segurança: apresente uma postura formal, olhe diretamente para as pessoas, fale com convicção. Tão importante quanto aquilo que é dito é a forma como isso é falado.
  • Escolha bem seus argumentos: não seja simplesmente óbvio em seus argumentos, trabalhe suas ideias de maneira elaborada e sempre pensando nos contra argumentos que podem ser utilizados.
  • Seja racional: a essência da argumentação não é o emocional, portanto use seus argumentos com base na razão, tendo sempre respaldo científico e valendo – se de provas, dados, gráficos, comparações que comprovem a veracidade e fortaleçam o seu argumento.
  • Utilize também o emocional: apesar da base argumentativa ser racional, a persuasão tem no fundo um efeito emocional, por isso saiba dosar sua argumentação com o uso de meios que provoquem a emoção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (35.2 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com